facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Presidente do CVV Garibaldi, Cristina Point Ferreira, e o e o coordenador nacional de expansão do CVV, Régis da Silva — Foto: Priscila Boeira

Presidente do CVV Garibaldi, Cristina Point Ferreira, e o e o coordenador nacional de expansão do CVV, Régis da Silva — Foto: Priscila Boeira

CVV: precisamos falar sobre suicídio

19/03/2018

Garibaldi

O Rio Grande do Sul lidera uma estatística dura. Somos o estado com a maior incidência de suicídios no país. Estudos sugerem que a origem desse problema de saúde pública esteja no contato com agrotóxicos, na criação rígida e pouco afetiva, na busca permanente pelo sucesso profissional e até mesmo no rigoroso inverno. A campanha Setembro Amarelo chama atenção para a importância da prevenção.

Por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha visa promover ações de sensibilização da população, dos profissionais da saúde e da imprensa. 

Conforme o Mapa da Violência 2013, um estudo realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), onze das 20 cidades brasileiras com mais casos são gaúchas. Três Passos assume o segundo lugar no país, seguido de Três de Maio (5º) e Nova Prata (6º). Garibaldi está na posição 139, Bento Gonçalves na 674 e Carlos Barbosa em 949. A Organização Mundial da Saúde (OMS) admite que as estatísticas não são um retrato fiel da realidade, uma vez que grande parte dos suicídios são registrados como acidentes de trânsito, afogamentos e causas desconhecidas. 

Segundo a OMS, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Desse total, para cada tentativa consumada outras 20 tentativas foram fracassadas. O Brasil é o oitavo país, nas Américas, em número de mortes autoimpostas. “Poder ser escutado, sem ser julgado, no auge da dor emocional e da desesperança, é fundamental para quem pensa em suicídio. E essa escuta imediata a pessoas em sofrimento emocional, em especial àquelas que pensam na morte como solução, é a razão de ser do CVV, e uma das principais ferramentas, em todo país, para evitar o desfecho trágico do suicídio”, afirma a médica psiquiatra e a presidente do CVV Garibaldi, Cristina Pont Ferreira.

O que é CVV

Fundado em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Através dos Postos, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. 

Atualmente o CVV tem mais de 70 postos e 2 mil voluntários. O trabalho consiste no diálogo compreensivo buscando oferecer apoio emocional. O atendimento é feito por telefone, pessoalmente, por correspondência, chat ou e-mail. A pessoa que procura o CVV tem o sigilo assegurado, a total privacidade e anonimato. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança. Basta que a pessoa ligue para o telefone 181, ou acesse o site www.cvv.org.br para falar com o Posto CVV de sua região.

CVV Garibaldi

O CVV Garibaldi é um grupo de voluntário que atende ligações de pessoas que precisam de uma escuta livre de julgamentos. Encontre apoio emocional ligando para o número 188. A ligação é gratuita e sigilosa.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.