facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, assume presidência da Famurs

09/07/2018

Garibaldi Geral

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, foi empossado no dia 5 de julho como presidente da Famurs. O ato, que contou com a presença de diversas autoridades, encerrou o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Recebendo o cargo do prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, Cettolin comandará a gestão 2018/2019. O novo presidente deu início ao seu mandato com discurso no qual enfatizou que a entidade representa a força do municipalismo, onde as grandes discussões para o desenvolvimento coletivo acontecem. “É onde as ações que precisam ser realizadas encontrarão um terreno fértil para criarem raízes fortes”, reforçou.

A comitiva formada por integrantes da Apeme e entidades coligadas, participou da posse. Estiveram presentes a presidente da Apeme, Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa, presidente Apeme Mulher, Carla Casagrande Brandelli, presidente da Estrada do Sabor, Natalina Vaccaro, presidente Aviga, Elenir Antonio Cesca, representante Agacim, Dalci De Paoli e representante SHRBS Garibaldi, Alberto Brugalli.

Para o prefeito, os gestores devem olhar para o futuro das comunidades. “Ficar abraçados em desculpas e não planejar a médio e longo prazo somente garante um atestado de mais problemas. As coisas acontecem pelo que se faz e não pelo que se fala. Isso se chama atitude”, explanou. De acordo com Cettolin, é essa postura que sua gestão na Famurs seguirá no próximo ano. “Manteremos nossa firme posição em defesa dos municípios gaúchos, representando as 27 Associações Regionais que integram a nossa Federação”, reiterou.

Cettolin ainda ressaltou que deve haver sintonia com as mudanças e avanços tecnológicos, para que se tenha melhores condições de fazer mais e melhor com menos investimentos, processo que será liderado pela Famurs na sua gestão. “Assim, podemos fazer uso destes recursos com o intuito de modernizar a administração pública e proporcionar serviços mais ágeis”, enfatizou.

O prefeito de Garibaldi foi escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a presidência da Famurs após eleição interna. Cettolin venceu o pleito ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho.

Perfil

Prefeito de Garibaldi pela quarta vez, Antonio Cettolin tem 58 anos e é natural do município. É técnico agrícola e cursou Administração de Empresas. Iniciou sua carreira política em 1981 e disputou sua primeira eleição em 1996, quando recebeu a segunda maior votação para o Legislativo municipal. Após presidir a Câmara de Vereadores, foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito, em 2000, e reeleito no ano seguinte. Tornou-se prefeito novamente em 2012 e foi reeleito no último pleito municipal. Presidiu a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) por duas vezes: em 2005 e 2017. Casado com Regina Guimarães, é pai de Diego, Diogo e Douglas.

Despedida de Salmo Dias de Oliveira

Salmo Dias de Oliveira despediu-se da presidência da Famurs durante a solenidade de posse da nova diretoria. O prefeito de Rio dos Índios agradeceu a oportunidade de ter presidido a entidade durante este último ano e poder contribuir na defesa do municipalismo. “Queremos ver nossas cidades bem cuidadas, com o melhor possível. Não tenho dúvidas de que nós, prefeitos, estamos cada vez mais conscientes de que queremos cuidar das pessoas. Parece que, às vezes, não evoluímos, pois as limitações econômicas são maiores do que nossos sonhos. Porém, tenho certeza que nosso trabalho muda a vida das pessoas”, reafirmou.

Encontro de contas

O governador do Estado José Ivo Sartori assinou, durante a posse da nova presidência da Famurs, o decreto que altera a regularização de pendências de natureza pecuniária, através do encontro de contas entre municípios e Estado. A medida foi viabilizada a partir da instituição de um grupo de trabalho com técnicos da Famurs e do Estado, para possibilitar o encontro de contas, formalizado na Assembleia de Verão da Famurs, em fevereiro. Com o decreto, as prefeituras que estão inscritas no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS) poderão regularizar a situação, abatendo valores devidos pelo governo na área da saúde.

O encontro de contas possibilitará que os municípios possam sair do Cadin e voltar a firmar convênios e buscar empréstimos e financiamentos, entre outras possibilidades. De acordo com Sartori, 100 municípios serão beneficiados com a medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (6/7). “Vamos viabilizar um seminário na Famurs, para que os técnicos expliquem como proceder”, completou.

O governador também aproveitou para agradecer o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira, pelo mandato exercido e desejar sucesso no trabalho à frente da Federação para Antonio Cettolin. “Conheço os desafios de quem está na ponta e o quanto a falta de recursos impede o desenvolvimento dos nossos municípios”, salientou.


Diretoria da Famurs Gestão 2018/2019

Presidente

Antonio Cettolin (PMDB)

Garibaldi – Amesne


1º Vice-Presidente

Adroaldo Conzatti (PSDB)

Encantado – Amvat


2º Vice-Presidente

Paulo Roberto Butzge (PSB)

Candelária – Amvarp


3º Vice-Presidente

Edivan Fortuna (DEM)

Cacique Doble – Amunor


1º Secretário

Silvio Luis da Silva Rafaeli (PDT)

Tapes – Acostadoce


2º Secretário

Daniel Pereira Almeida (PT)

Butiá – Asmumrc


1º Tesoureiro

Cássio Nunes Soares (PP)

Pantano Grande – Amvarp


2º Tesoureiro

Tito Lívio Jaeger Filho (PTB)

Taquara – Ampara


* Fonte: Assessoria de Comunicação Social Famurs


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.