APEME solicita criação de Fórum Permanente das Pequenas Empresas à Governadora
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), promoveu nesta segunda-feira (1º) reunião-almoço em sua sede, com a presença de mais de 300 empresários e lideranças da região que prestigiaram a palestra da Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A APEME esteve presente, representada pelo Presidente Leonir Nicaretta e Vice Gilberto Pedrucci.
O Presidente da APEME, juntamente com o Presidente da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa), Fábio Lembi, e o Presidente da CIC Caxias do Sul, Milton Corlatti, solicitou formalmente à Governadora a implementação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Rio Grande do Sul. Este Fórum deve ser criado através de Lei, seguindo o exemplo de outros Estados, que primam por uma política de fortalecimento e desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs).
A solicitação foi assinada ainda pela Associação Garibaldense das Indústrias de Móveis e Afins (AGAMÓVEIS), Associação dos Viticultores de Garibaldi (AVIGA), CDL Caxias do Sul e Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação de Garibaldi (GTIC).
Conforme Nicaretta, “Dada a sua importância para a economia do país e de nosso Estado, a legislação atual já prevê tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte. A criação deste Fórum servirá para dar mais força a este universo de empresas, buscando melhorias nas mais diversas áreas, de acordo com as demandas dos empreendedores”.
Em sua palestra, Yeda Crusius, defendeu uma parceria entre o poder público e o empresariado para resolver problemas estruturais da cidade e região. Yeda informou que serão investidos em 2010 R$ 482 milhões na região, sendo destes R$ 383 milhões somente em infraestrutura. Nos investimentos específicos para Caxias do Sul está prevista a compra de equipamentos para o Aeroporto Hugo Cantergiani e a construção de um ginásio poliesportivo por meio do Programa de Prevenção da Violência (PPV).
Ao ser questionada sobre o anúncio do local para a construção do novo aeroporto pelo presidente da CIC, Milton Corlatti, Yeda afirmou que os dirigentes da entidade serão os primeiros a serem informados sobre a decisão. Segundo ela, os estudos técnicos ainda não foram concluídos, o que determinou o adiamento do anúncio.
Participaram da reunião-almoço os secretários do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira; adjunto do Turismo, Esporte e Lazer, Jorge Drumm; da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler; da Educação, Ervino Deon; de Obras Públicas, José Carlos Breda; da Segurança Pública, Edson Goularte; da Fazenda, Ricardo Englert; da Transparência e Probidade Administrativa, Francisco Luçardo; da Casa Militar, Marco Antônio Quevedo; da Administração e dos Recursos Humanos, Eloi Francisco Guimarães; de Relações Institucionais, José Alberto Wenzel; da Ciência e Tecnologia, Arthur Lorentz, e a secretária-geral de governo, Ana Pellini, além de presidentes de autarquias estaduais, o prefeito José Ivo Sartori, o presidente da Câmara de Vereadores, Harty Moisés Paese, e diversos secretários municipais e outras autoridades. Galeria de Fotos
|
|||||