facebook

Construindo história

Construindo histórias

Voltar
Depois de nove cursos na área de barbearia, Marcio quer investir em um aprofundamento em cabelos longos, para atender todos os estilos de clientes (Foto: Priscila Boeira)

Depois de nove cursos na área de barbearia, Marcio quer investir em um aprofundamento em cabelos longos, para atender todos os estilos de clientes (Foto: Priscila Boeira)

Empresário percebeu a mudança de comportamento no público masculino e viu ali uma oportunidade (Foto: Priscila Boeira)

Empresário percebeu a mudança de comportamento no público masculino e viu ali uma oportunidade (Foto: Priscila Boeira)

A birra gelada depois de um dia de trabalho é um detalhe que faz toda diferença na fidelização do cliente (Foto: Priscila Boeira)

A birra gelada depois de um dia de trabalho é um detalhe que faz toda diferença na fidelização do cliente (Foto: Priscila Boeira)

Depois de muitos anos na estrada, Marcio investe no sonho de vida tranquilo, perto da família (Foto: Priscila Boeira)

Depois de muitos anos na estrada, Marcio investe no sonho de vida tranquilo, perto da família (Foto: Priscila Boeira)

Marcio Dalpubel da Clássica Barbearia

18/08/2017

A frase "nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos" foi dita pela primeira vez durante a última peça de Shakespeare, chamada Tempestade, em 1611. Desde então, a máxima tem sintetizado a essência humana, afinal, somos todos grandes sonhadores. A diferença é que alguns são tomados por uma dose extra de coragem e audácia. Nesses inquietos brotam ideias capazes de transformar a sociedade.

Durante esses últimos 22 anos, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) tem atraído sonhadores irremediáveis. São pessoas cujo o ímpeto de prosperar, transformar e realizar é muito mais forte do que o medo do fracasso.  

É por eles e para você, sonhador, que criamos esse espaço. Queremos inspirar novos construtores de histórias a tomar impulso e voar. Esperamos que esses exemplos tirem o seu sono. Queremos que você acorde no meio da noite e pense "se eles conseguiram, eu também posso". Nós acreditamos. Boa leitura!  


Por Priscila Boeira

Caminhoneiro larga a estrada para investir em barbearia

Neste mês, o serviço inaugurado por Marcio Dalpubel, em Garibaldi, completa um ano.

Ser ogro está na moda, mas é um ogro diferente, cheio de estilo e bem cuidado. Colocada para escanteio por anos, a barba voltou nos últimos tempos com força total, permitindo que os homens entrassem na moda e perdessem a vergonha de assumir sua vaidade. O ex-caminhoneiro Marcio Dalpubel, 32, natural de Garibaldi, encontrou nessa tendência uma oportunidade de mudar de vida. Neste mês, sua barbearia completa um ano.

Cansado dos riscos enfrentados na estrada, Marcio começou a observar a mudança de comportamento do público masculino e percebeu, ali, um nicho de mercado até então desassistido na cidade. "A estrada estressa muito e está muito complicado de lidar com o perigo. Sempre que viajava, andava em dupla ou trio de carretas. A vida de caminhoneiro é muito sofrida. É muito tempo longe da família. No ofício de barbeiro, percebi uma profissão que eu poderia trabalhar tranquilamente até meus 80 anos", observa. 

Em 2014, Marcio fez o primeiro curso de barbeiro e a partir de então não parou mais. Até o momento são nove especializações. "O cliente de hoje está sempre ligado nas tendências mundiais. A próxima capacitação será em corte feminino. Às vezes, recebo homens com cabelos longos e um curso assim vai me ajudar a pegar alguns macetes para esse perfil. Além disso, eu também atendo mulheres que buscam um cabelo curto mais estiloso", destaca. 

Neste mês, a Clássica Barbearia completa um ano. O clima do local é bem diferente dos antigos estabelecimentos do segmento. O cliente é recebido ao som de rock n' roll e pode degustar uma cerveja gelada enquanto é atendido. Antes de iniciar o trabalho, o barbeiro esquenta uma toalha no microondas para preparar a pele do cliente, no legítimo estilo de barba italiana. 

Marcio foi o primeiro a investir no novo modelo de negócio em Garibaldi. A partir de então, outras surgiram. Não é difícil entender por que a procura só cresce. Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, conforme indica a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, de 2016. Os números mostram que 43% deles se consideram supervaidosos. 

A barba está entre os aspectos que mais mexem com a vaidade masculina. O que poucos sabem é que uma boa barba demanda um olhar atento ao tipo de rosto e estilo do indivíduo, além de cuidados pessoais bem específicos. Os formatos de rosto podem ser quadrado, triangular, redondo e oval. O rosto quadrado, por exemplo, é caracterizado pela testa mais larga e o maxilar bem definido. É o caso do ator Hugh Jackman, que interpretou o Wolverine no cinema. Como este tipo de feição remete a força e rigidez, é possível suavizar este aspecto com uma barba curta e arredondada. Segundo Marcio, nem todo mundo quer disfarçar. Se a ideia é reforçar esse traço, por exemplo, o certo é pensar exatamente no oposto e, assim, a barba maior pode ajudar. 

O rosto redondo é aquele em que as maçãs ficam mais salientes. Segundo o barbeiro, a maioria dos homens com esse padrão procura afinar a feição e conseguem obter esse efeito por meio de uma barba triangular que também alonga. "Um cavanhaque é uma boa ideia", indica. 

No triangular, o queixo tende a ser mais proeminente e muitos homens procuram disfarçar esse aspecto. Neste caso, de acordo com o especialista, o ideal é ter uma barba que, embora possa começar no queixo, esteja igualada com o restante do rosto. 

Por ser o mais simétrico de todos, o rosto oval combina com qualquer barba. Para Marcio, vale até lançar mão do ousado modelo lenhador.

Design

Outro ponto mencionado por Marcio é o desenho natural da barba. É ele que baseia o design desenvolvido, caso a caso. Há barbas volumosas, as mais ralas, as com pelos enrolados, lisos e isso influencia bastante no modelo trabalhado. É por isso que cada vez mais gente tem recorrido a profissionais especializados.

Truques

As falhas são o grande incômodo de muitos homens, porém existem técnicas que ajudam a aumentar a densidade e o crescimento dos pelos. Uma delas é escovar a barba para estimular a circulação local. Para quem busca uma reparação mais imediata é possível preencher com rena e tonalizantes, que criam um efeito de sombra e uniformizam a pele.

Higienização

Limpar, secar e hidratar. Três cuidados fundamentais que ainda são desconhecidos por grande parte dos homens. De acordo com Marcio, a barba bonita precisa estar hidratada e higienizada e, para isso, já existem até xampus e balms específicos.

Na maioria dos casos, barbas mais longas pedem óleos próprios para evitar o ressecamento. Além disso, o profissional destaca que o hábito de secar e pentear na direção desejada ajuda a manter o formato ao gosto do barbudo. 

Irritações

Em busca da barba perfeita, muita gente acaba comprometendo a saúde da pele e dos pelos. Loções com álcool, por exemplo, são proibidas para peles secas ou sensíveis. Já o vilão da pele oleosa pode ser um leave-in de cabelo ou algum creme que obstrua os poros e cause acne.

Além de hidratar, a loção pós-barba pode oferecer vários outros benefícios, se usada adequadamente. Algumas loções manipuladas em farmácias e prescritas nos consultórios ajudam a tratar problemas específicos, como dermatite seborreica ou dermatites alérgicas. 

Lâminas que já foram muito usadas ou barbeadores com poucas lâminas podem ser agressivos, especialmente se forem passados no sentido contrário ao do que a barba nasce.

Para todos os rostos

O rosto quadrado transmite força e rigidez. Para suavizar os contornos, visagistas indicam uma barba curta e arredondada, que não realce o maxilar.

Quem tem rosto redondo pode optar por barbas em formato triangular para afinar os traços. Um cavanhaque, por exemplo, ajuda a alongar a feição.

O rosto oval é o mais simétrico de todos e combina com qualquer tipo de barba. Vale até o ousado estilo lenhador, que está em alta.

Quem tem rosto triangular pode amenizar os ângulos do queixo igualando o tamanho da barba no rosto inteiro. O cavanhaque não é muito indicado para esse perfil.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.