facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Apeme realiza capacitação interna sobre inovação e empreendedorismo

06/11/2023

Apeme Colab Capacitação Geral Inovação
Treinamento visa preparação da equipe e de possíveis mentores para abertura do Apeme Colab Centro de Inovação, prevista para o final de novembro

A Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme), com apoio da Sicredi Serrana, realizou entre os meses de setembro e outubro um treinamento sobre inovação e empreendedorismo visando a abertura do Apeme Colab Centro de Inovação, prevista para o final de novembro. Foram realizados oito encontros, dos quais participaram mais de 60 pessoas, entre funcionários e terceirizados da Apeme, integrantes da diretoria, representantes das instituições apoiadoras e possíveis mentores que atenderão as empresas residentes.

A capacitação foi ministrada por Flaviano Gastão Júnior, da F2 Conexões + Inovação, especialista que atua no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo desde 2004, atendendo projetos e clientes em todo o Brasil. O curso teve ainda a presença do instrutor convidado Alexandre Dias Stroher e do advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados Raphael Di Tommaso, totalizando 32 horas/aula.

O objetivo foi habilitar os participantes para estarem integrados e alinhados ao ecossistema de inovação da Apeme, capacitando-os como agentes que levarão adiante os desafios e oportunidades do Centro de Inovação Apeme Colab. Durante as aulas, eles puderam conhecer conceitos envolvendo temas como empreendedorismo, nova economia, inovação, ecossistemas, captação de recursos públicos e privados e parcerias estratégicas, além de realizarem exercícios e dinâmicas em grupos.

“A capacitação foi uma experiência enriquecedora, pois reuniu profissionais de diversas áreas, para melhorar a compreensão sobre temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo, ressaltando o seu impacto na geração de melhorias e criação de novas oportunidades de negócios”, avalia Aline Agatti, assessora do Apeme Colab.


Humanização necessária

Para Greyce de Lima Lopes, Gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Sicredi Serrana, uma das maiores lições do curso foi entender a necessidade de inovar sem deixar de lado a humanização dos processos. “Foi um curso voltado para inovação e empreendedorismo que abordou muito mais do que conceitos. Desafiou a nós enquanto participantes e membros de uma sociedade a explorarmos novas opiniões, pensarmos fora da caixa, porém sem perder a humanização, afinal de contas a vida das pessoas e das empresas atualmente está muito fria e complexa, precisamos ser inovadores ao simplificar e facilitar tudo isso. Criar conexões e definir processos e estratégias serão essenciais para o sucesso do Apeme Colab e o resultado virá sem dúvidas com a transformação de novas ideias e bons negócios!”, comentou. A Sicredi Serrana é uma das empresas âncora confirmadas, além da Cooperativa Vinícola Garibaldi e do Município de Garibaldi.

Já Coordenador do curso de Bacharelado em Administração e do curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Fisul, Ricardo Antonio Reche, destacou a importância de parar para pensar em vez de apenas executar. “Foi muito bacana, um nivelamento muito importante de ideias, porque tínhamos colegas das mais variadas formações e áreas de atuação. Na correria do dia a dia das empresas não se consegue parar para refletir sobre os fundamentos da inovação, até onde ela pode nos levar em termos de benefícios e que tipo de processos e ferramentas podemos ter para conduzir a inovação em diferentes negócios. Foi uma capacitação leve, sem perder o foco, muito bem conduzida. Acredito que essa base vai permitir que todos falem a mesma língua dentro dos projetos do Apeme Colab. Vejo isso como muito importante”, avaliou. A Fisul também confirmou interesse em ser parceria no Centro de Inovação.


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.