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Dicas para otimizar a gestão de pessoas de sua empresa

02/11/2018

Capacitação Geral Projetos

Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados é a fórmula certa para alcançar os melhores resultados. É a arte de administrar uma equipe com qualidade que diferencia a empresa de seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial. Veja as dicas elaboradas por nossos consultores:  


10 dicas para recrutamento e seleção

Humanizare Psicologia Organizacional

Consultora: Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa;

Áreas: Gestão de Pessoas nas áreas - Política de Cargos e Salário, Políticas de RH, Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Satisfação e de Comprometimento dos Colaboradores, Treinamento e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças, Recrutamento, Seleção, Avaliação Psicológica, Avaliação de Desempenho, Aconselhamento, Orientação Vocacional e Profissional.


1 - Identifique a cultura da empresa: Antes de recrutar currículos e candidatos, é preciso identificar a cultura da empresa, saber quais são os objetivos, propósito e missão organizacionais. 

2 - Defina o perfil do cargo: Além de esclarecer a cultura, a organização precisa definir claramente qual é o perfil do cargo e quais são as habilidades que o candidato deve apresentar.

3 - Recrutamento Interno como uma opção: O recrutamento interno é bem interessante e propõe uma excelente oportunidade para os colaboradores serem promovidos e desenvolverem novas habilidades. É imprescindível apresentar políticas para este processo interno, para que seja congruente.

4 - Recrutamento externo para atrair novos talentos: O recrutamento externo é uma opção que a empresa possui para renovar quadro de profissionais e atrair talentos.

5 - Utilize as redes sociais: As redes sociais caracterizam-se por oferecer espaço de divulgação de vagas. É importante ter informações básicas, imparciais e claras.

6 - Avalie os dados dos currículos: Ao selecionar os currículos, é importante que o recrutador avalie todos os dados disponíveis, em consonância com o perfil do cargo e com a cultura da empresa.

7 - Realize uma boa entrevista: Na entrevista é fundamental deixar os candidatos à vontade, fazer questionamentos relevantes e coletar informações necessárias para ser assertivo.

8 - Utilize testagens psicológicas: Além da entrevista, para uma seleção mais eficaz, a empresa pode requerer testes e exames psicológicos validados, aplicados por profissional Psicólogo, cadastrado no Conselho Regional de Psicologia. Os testes permitem conhecer o perfil psicológico dos candidatos, para promover uma escolha mais adequada conforme pré-requisitos.

9 - Garanta o alinhamento de valores: Garantir que os valores estejam alinhados, analisando com cuidado o perfil do candidato e o perfil da empresa.

10 - Retorne, dê um feedback: Após a escolha, para finalização do processo seletivo, faz-se necessário dar um retorno aos candidatos, que participaram do processo, gerando credibilidade e confiabilidade.


10 dicas que fazem a diferença para gestores e empresários

PS Intellectus

Consultor: Evandro Pérsico;

Áreas: Gestão de pessoas, coaching de desenvolvimento para o gestor do negócio, atendimento e Gestão comercial/vendas.


Existe um dito popular onde é proferida a seguinte afirmação: “detalhes fazem a diferença”. Quando a abordagem faz referência ao ambiente empresarial, mais do que nunca esta sentença se apresenta verdadeira, pois são nas pequenas nuances do cotidiano que ocorrem os fatos que diferenciam as empresas bem-sucedidas das fracassadas. Assim sendo, seguem dez dicas comportamentais para gestores de qualquer organização empresarial.

1 - Assuma suas responsabilidades e seja o exemplo adequado: É algo natural no ser humano encontrar culpados para as dificuldades que se apresentam nas mais diversas esferas da vida. No mundo empresarial, reclamar de política, economia e concorrência tem se tornado quase um mantra para alguns profissionais. Contudo, é fundamental o seguinte entendimento: cabe ao gestor a responsabilidade de encontrar as soluções para enfrentar e vencer qualquer dificuldade que vier a se apresentar. Deve inclusive demonstrar indignação perante os resultados e situação insatisfatórias. Além disso, é “de cima” que vem o exemplo de como combater as dificuldades que se apresentam. Os liderados seguirão o modelo anímico e comportamental.

2 - Delegue e terceirize: Acima foi apresentado um direcionamento onde o gestor deve assumir suas responsabilidades. É sabido por todos que para estas atribuições existem tarefas que demandam um conhecimento técnico, habilidade específica ou mesmo importância estratégica que realmente devem ser executadas por quem detém maior cargo. No entanto, muitos empresários e gestores tem em seu cotidiano uma gama de afazeres que poderiam ser absorvidos por outras pessoas, oportunizando assim um crescimento pessoal e empresarial da equipe, disponibilizando tempo para as duas atividades mais importantes: pensar e criar.

3 - Se o tempo é o bem mais precioso, utilize o seu estrategicamente: Uma das frases mais populares no ambiente que tange práticas de coaching se refere ao tempo ser o bem mais precioso. Entendendo esta frase como verdadeira, fica evidente a importância de direcionar o comportamento diário às questões que de fato farão a diferença na vida pessoal e empresarial. O entendimento sobre este direcionamento permitirá uma análise comportamental que fará priorizar o que de fato é capaz de trazer um maior retorno sobre o investimento do recurso tempo. Afinal, se este bem for mal administrado, compromissos e responsabilidades podem sofrer impacto negativo, vitimando a organização como um todo.

4 - Muita atenção aos custos e finanças: Desde os tempos do escambo (permuta de mercadorias) é fundamental ter atenção a todos os aspectos que tangem estruturas financeiras. Entender o fluxo de caixa, tendo um controle apurado dos custos, bem como trabalhar as margens de lucro estrategicamente é o mínimo que se espera de um bom gestor. Considerando ainda a competitividade do mercado, ter tudo muito organizado e claro, além de proceder com revisões e auditorias constantes, pode fazer a diferença quando o objetivo é ter uma empresa rentável e saudável financeiramente. Ao contrário disso, grandes prejuízos e até mesmo a falência se apresentam com realidade.

5 - Faturamento é diferente de lucratividade: É correto afirmar que quando o assunto é departamento comercial, aumentar faturamento é um assunto sempre em pauta. E é justo que seja assim. Contudo se torna fundamental o entendimento de que muitas vezes os custos que se fazem necessários para atender a demanda de um valor de vendas mais alto podem impactar dramaticamente na diferença entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Ao investir para que as vendas aumentem é comum que uma empolgação ao imaginar as cifras adentrando na empresa, não permitindo assim o discernimento daquilo que deverá ser sacrificado para que essa realização aconteça. Dessa maneira, deve existir muita clareza em termos de payback (tempo de retorno do investimento), estrutura necessária para atender a nova demanda e principalmente o percentual de lucro líquido desejado. Um bom planejamento estratégico tende a prevenir problemas neste quesito.

6 - Todos da equipe vendem a imagem da empresa: Muitos autores renomados colocam que a gestão de pessoas é a área empresarial mais delicada e desafiadora. E suas afirmações são verdadeiras, pois uma equipe desalinhada pode colocar em risco um trabalho construído a custo de recursos como tempo, dedicação e evidentemente dinheiro. Isso é o básico do entendimento a respeito dos Recursos Humanos. Contudo, toda equipe deve ser trabalhada no sentido de conscientizar que cada integrante tem um papel importante junto aos clientes, pois a atuação de todos impacta na percepção que a sociedade como um todo possui da organização. Ou seja, o setor comercial somente efetiva o trabalho de vendas que a equipe como um todo realiza.

7 - Atenção nas metas, mas foco no planejamento para alcançá-las: Anteriormente apontou-se o planejamento estratégico como algo importante para evitar que, com o aumento das vendas houvesse a diminuição do lucro. Neste item a provocação está naqueles que são obcecados nos objetivos mas tem dificuldade em relação a melhor estratégia para obter o resultado desejado. Aqui a afirmação que cabe é a seguinte: atingir ou não metas é consequências da soma entre planejamento, estratégia e execução. E quanto menor for a dedicação em relação a um projeto de execução de vendas, maior será a dificuldade em alcançar o resultado. Muitas vezes o impacto acaba se dando em verbas extras ou sacrifício da margem bruta do produto, afetando assim a lucratividade e a saúde financeira da organização.

8 - Sempre cumpra aquilo que promete: O item comportamental que se apresenta é de suma importância para criar uma imagem assertiva em relação às atitudes do gestor (consequentemente da organização) junto a sua equipe, clientela da empresa e sociedade como um todo. É justo que, para antes de algo ser ofertado, deve existir um estudo para entender a viabilidade da referida ação. E independente se o direcionamento é comercial ou motivacional, descumprir com aquilo que foi combinado e prometido ocasiona um descontentamento que impacta diretamente no resultado, pois se forem clientes os afetados, simplesmente haverá a desistência do ato da compra, afetando a empresa em curto e médio prazo. Se for com a equipe, a desmotivação causará impacto direto na atuação, com consequente baixa no desempenho e aumento de problemas na qualidade dos processos para enfim, afetar o resultado final de toda atividade empresarial: o lucro.

9 - Tenha uma estratégia de Marketing: O tema Marketing é algo que definitivamente está sempre em pauta quando se pensa em ações para alavancar os índices de faturamento. O empresário e escritor Henry Ford, em uma de suas célebres frases, afirmou que se tivesse apenas um dólar investiria em propaganda. O que ocorre é que com os diversos canais de publicidade, bem como as muitas opções que oferecem, a possibilidade de realizar uma ação onde os recursos podem ser mal aproveitados ou mesmo desperdiçados é drasticamente alta. Assim, a partir do entendimento que a atuação do Marketing deve despertar nas pessoas o desejo de consumir o produto ofertado, um planejamento que identifica com clareza o público alvo e como atingi-lo efetivamente, deve ser preparado e executado minuciosamente. Ao contrário disso, as consequências mais uma vez se referem a prejuízos no que tange dinheiro, tempo e energia.

10 - Busque aprendizado sempre: É possível perceber que nos nove itens anteriores estão apontamentos que se direcionam aos mais diversos setores de uma organização. E a verdade é que, da mesma maneira que um ser humano necessita que todos seus órgãos funcionem bem para que ele possa atuar da melhor maneira possível, uma empresa precisa estar alinhada em todas as esferas que a compõem para obter o resultado que deseja. Dessa forma, cabe ao gestor a busca pelo próprio aperfeiçoamento nas mais diversas disciplinas empresariais. Por mais que a especialidade e preferência seja direcionada, o empresário tem a oportunidade estudar, observar, apreender o implementar dentro dos mais diversos setores. Ter uma noção a respeito de atividades mais técnicas pode colaborar ou até mesmo fazer a diferença entre tomar uma decisão assertiva que impactará positivamente, ou escolher a opção que “pareça mais fácil”, mas com consequências desagradáveis. Assim, aquele que busca conhecimento e incentiva todos que o cercam a fazerem o mesmo, tem muito mais chances de obter sucesso do que aqueles que acham que já sabem tudo e que estudar é para os outros.


Dez dicas preciosas para motivar sua equipe

RRC Psicologia e Consultoria

Consultora: Renata Cimadon;

Área: Gestão de pessoas.


As boas práticas na gestão de pessoas têm o poder de transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais prazeroso, manter a motivação da equipe, diminuir as chances de conflitos internos, além aumentar a produtividade e de valorizar a imagem da empresa no mercado, atraindo e mantendo bons talentos.

1 - Por que investir na gestão de pessoas? Proporciona um ambiente capaz de desenvolver e manter talentos: hoje não basta contratar talentos, é preciso desenvolvê-los e mantê-los diminuindo assim uma série de problemas, como custos de rescisões, gasto de tempo em novos processos de recrutamento e acúmulo de trabalho para poucos funcionários. 

2 - Possibilita a identificação de lideranças dentro da própria equipe: através do acompanhamento dos colaboradores é possível perceber e investir naqueles que se destacam e que já possuem o conhecimento da cultura organizacional.

3 - Garantia de alinhamento de metas e objetivos estratégicos: Quando os colaboradores sentem-se importantes e valorizados pela empresa, envolvem-se e motivam-se mais na busca pelos resultados desejados.

4 - Clima favorável para a realização e desenvolvimento das atividades: Um bom clima diminui a rotatividade de pessoas, o número de retrabalho e o desperdício de tempo.

5 - Maior integração das pessoas: Pessoas integradas geram um clima mais harmonioso e de cooperação auxiliando na realização das tarefas.

6 - Maior motivação da equipe: A relação entre motivação e produtividade é direta e tem muito poder para influenciar os resultados de uma organização.

7 - Melhoria nos resultados: Quando as pessoas percebem que estão sendo olhadas e cuidadas, realizam suas atividades com maior empenho e dedicação.

8 - Maior produtividade: Pessoas motivadas produzem de forma mais eficiente.

9 - Diminuição de erros e problemas internos: desenvolvimento e a melhoria na comunicação interna possibilita a eliminação dos problemas, ou faz com que eles sejam identificados e resolvidos de forma mais eficaz.

10 - A empresa torna-se mais inovadora: Ao investir nas pessoas, os colaboradores quando inspirados, são muito mais inovadores e conseguem encontrar soluções criativas para os problemas, mesmo os mais simples. Quando se investe de modo adequado na gestão dos colaboradores, tudo dentro da empresa melhora!


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Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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