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Fotos: Priscila Boeira

Fotos: Priscila Boeira

Seminário sobre e-commerce apresentou o ecossistema da venda pela internet

16/04/2018

Eventos

A presença de 130 pessoas no Seminário Como Vender Pela Internet, realizado na quinta-feira, 12, na Pousada dos Frades, deu sinais do interesse massivo dos comerciantes de Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul e outras cidades da região, em saber como adequar seus negócios ao comércio digital. O evento promovido pela Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) reuniu quatro profissionais de diferentes áreas relacionadas ao e-commerce. 

Cada painelista apresentou sua experiência, mostrando como uma loja virtual pode ser uma grande oportunidade de vencer barreiras físicas e ampliar as vendas para o restante do Brasil ou do mundo.

O primeiro a falar foi o especialista em sistemas para Internet Rogério Tessari. O fundador e executivo da Tiny, empresa que desenvolve um sistema de gestão voltado para e-commerce, apresentou dados interessantes. “Em 2016, 24% das compras virtuais foram feitas pelo celular. Entre as classes A e B, essa porcentagem sobe para 50%. Ter uma loja na internet é um investimento que precisa de muito planejamento, mas ainda assim é uma grande aposta. Em 2017, esse segmento registou 14,9% em vendas, na contramão dos outros nichos. O ticket médio do brasileiro na internet é de R$ 419”, afirmou.

A segunda palestra foi apresentada pelo sócio da Branvo E-commerce, Cléberson Bieleski. O empresário trabalha com desenvolvimento de tecnologias web há mais de 8 anos e acaba de lançar uma plataforma gratuita, capaz de agrupar lojas de diversos segmentos. “As crianças crescerão e para elas comprar pela internet será um costume bem mais fácil que frequentar uma loja física. No entanto, já vi muita gente investindo em loja virtual e fechando. É preciso ter planejamento”, disse.

O publicitário, proprietário da FM Criação, Felipe Corbelini, defendeu a importância de investir em marketing digital como forma de atrair pessoas e convertê-las em clientes. “O consumidor virtual é inteligente, cético, emancipado, infiel, tem pouco tempo e é acessível, portanto é preciso criar uma estratégia”, observou.

O último painel foi dirigido pelo advogado e sócio do escritório Salvatori Advogados Associados, Roger Chesini. Sua função foi apresentar os principais aspectos legais da venda pela internet. “O papel do advogado é prever as condições de pagamento, de prazo e de entrega, de forma a evitar condições de rescisão. A empresa precisa se assegurar de qualquer eventualidade, fraude ou má fé”, destacou.

Ao final, os participantes aproveitaram para confraternizar em um coquetel preparado pela Pousada dos Frades. O Seminário Como Vender Pela Internet foi uma realização da Apeme e do Sebrae/RS, com apoio da Branvo E-commerce, FM Criação, Salvatori Advogados Associados e Tiny Software.

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Caroline Vieira dos Santos
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