27/11/2014
A noite do dia 26 de novembro marca um novo capítulo na história da vitivinicultura de Garibaldi, quando o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se fez presente na solenidade de reconhecimento da Marca Coletiva do Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (Cpeg) e certificação das vinícolas participantes, ocorrida no Hotel Casacurta.
As instalações das 14 vinícolas de Garibaldi foram certificadas e aprovadas para a elaboração de espumantes, seja pelo método tradicional ou o charmat. São elas a Cooperativa Vinícola Garibaldi, Casa Pedrucci, Adega Chesini, Vinícola Peterlongo, Domno do Brasil, Vinícola Agostini, Vinícola Courmayeur, Vinícola La Cantina, Vinícola Carlesso, Vinhos Don Laurindo, Cave Darci Locatelli, Milantino Vinhos e Espumantes, Vinícola Vaccaro e Vitivinícola Santa Bárbara. Dessas, cinco tiveram também seus produtos certificados: a Adega Chesini – espumante tradicional, 24 meses, certificado com 500 garrafas –, Casa Pedrucci – espumante tradicional, 12 meses, 4.000 garrafas –, Cooperativa Vinícola Garibaldi –espumante charmat, 6.000 garrafas –, Domno do Brasil – espumante charmat, 6.000 garrafas – e Vinícola Peterlongo – prosecco, 15.000 garrafas.
A identificação dos espumantes contemplados é feita por meio de um selo aplicado na garrafa, que contém dados como produtor, tipo de espumante, data de tiragem, número do lote, quantidade de garrafas e número da garrafa. A decisão de criar mecanismos de autocontrole por meio de auditorias externas foi um reconhecimento ao cumprimento das regras determinadas no Regulamento de Avaliação de Conformidade (RAC) e resultará na melhoria qualitativa dos espumantes elaborados por todos os sócios.
O presidente do Cpeg, Oscar Ló, comentou as motivações da certificação realizada. “Hoje é um dia muito importante para o setor vitivinícola regional e, inclusive, nacional. O consumo de espumantes tem crescido muito a cada ano e, por isso, é fundamental assegurar a qualidade do que é produzido aqui”, ressaltou. Ele explicou, também, as etapas e processos que constaram na realização do projeto.
O presidente do INPI – entidade que reconheceu a certificação do Cpeg, como Marca Coletiva –, Otávio Brandelli, enfatizou a visão empreendedora de Garibaldi. “Aqui se originou a primeira indicação geográfica do Brasil, quando foi criada a Região Uva e Vinho. Nesse projeto, do qual nos reunimos aqui hoje para celebrar os resultados, percebe-se mais uma vez a predisposição do município à inovação”, destaca. Brandelli contou, ainda, que o setor possui apenas 149 marcas coletivas registradas no INPI, entre elas, a dos Espumantes de Garibaldi. Expressou, ainda, sua ligação com Garibaldi, cidade em que nasceu.
O diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Raimundo Paviani, afirmou que o edital por meio do qual ocorreu a certificação surgiu de uma conversa sobre como viabilizar o Fundo Vitis para projetos da área vitivinícola. “Com a criação do projeto coletivo, do qual essa iniciativa do Cpeg é uma das beneficiadas, podemos ajudar a promover o setor em todo o Brasil”.
A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, comentou as especificidades do projeto. “O RAC do Cpeg é mais rígido que a Lei Nacional. Ele é mais detalhado, pois queremos o padrão de qualidade internacional no produto que confere ao município a sua identidade”. Ela fez referência ao primeiro Presidente do Cpeg, Adolfo Lona, que idealizou o projeto, juntamente com as demais vinícolas e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comudes), ainda em 2007. Explicou, ainda, o reconhecimento da Marca Coletiva Cpeg não exigia a certificação mas que, no entanto, o consórcio optou por um processo mais complexo. “Nosso objetivo é que ele promova a qualidade dos espumantes e a identidade de Garibaldi, e sirva de referência para outras iniciativas”, concluiu.
O prefeito Antonio Cettolin destacou os avanços feitos, que tiveram início em um momento no qual os pequenos, médios e grandes produtores não se uniam. “Agora, olhamos não para o tamanho do empreendimento de cada um, mas para esse que é o nosso principal produto. Como diz o tema da Fenachamp 2015, Um brinde com os melhores espumantes brasileiros. Com essa certificação, vamos brindar muito”, afirma.
A iniciativa deste grupo de produtores, na maioria de produção limitada, é única no Brasil no setor vinícola e pode se tornar referência a ser seguida por outras regiões. Garibaldi, berço dos espumantes do Brasil, Capital Brasileira do Espumante, dá um grande passo no caminho da qualidade e do reconhecimento de seus produtos pelo mercado consumidor.
No evento, as vinícolas receberam os certificados do projeto. Posteriormente, os presentes participaram de um coquetel, regado aos produtos que receberam a Marca Coletiva Espumantes de Garibaldi.
A certificação é uma realização do Cpeg e da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, junto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). No próximo ano, o projeto terá continuidade. As vinícolas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura, no fone (54) 3462 8235.
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.