Projetos

Detalhes do projeto

Voltar

Responsabilidade Social

A APEME desenvolve, desde 2010, um projeto de responsabilidade social continuada, chamado “Crescendo com a Dança”. Em 2013, foi criado também o "Crescendo com a Música".

Por meio do patrocínio de empresas associadas à APEME, o projeto oferece a crianças que frequentam escolas públicas, aulas de dança (ballet clássico e dança de rua) e música, que ocorrem uma vez por semana nas próprias escolas. As crianças também recebem uniformes adequados para a prática das atividades.

Histórico do projeto

2010: No primeiro ano são atendidas 20 crianças de pré a quarta-série da Escola Jacob Sebben. 


2011: O projeto é ampliado para a Escola Visconde de Cairú, beneficiando um total de 62 crianças.


2012: O projeto ocorre nas Escolas João Machado Rosa, Jacob Sebben e Visconde de Cairú, atendendo 100 crianças.


2013: O projeto de dança segue atendendo crianças das Escolas João Machado Rosa e Visconde de Cairú. Tem início a turma de Talentos do Ballet Clássico, formada pelas alunas que se destacaram por sua dedicação e aptidão para a dança ao longo do projeto. As aulas extraclasse ocorrem uma vez por semana, na Escola de Ballet Sabrina Castilla. O projeto passa a oferecer também aulas e oficinas de música, nas escolas Attílio Tosin e João Machado Rosa. São beneficiadas 170 crianças.


2014: São atendidas as escolas Anita Garibaldi, Attílio Tosin e João Machado Rosa. A turma de Talentos segue tendo aulas na Escola de Ballet Sabrina Castilla. O projeto conta com a participação de 160 crianças.

2015: O projeto segue nas escolas Anita Garibaldi, Attílio Tosin e João Machado Rosa. São atendidas 172 crianças.


2016: O projeto é realizado nas escolas Attílio Tosin, Anita Garibaldi e João Machado Rosa, atendendo aproximadamente 150 crianças nos turnos da manhã e tarde. É realizado o primeiro espetáculo “Crescendo Fazendo Arte”, reunindo todas as crianças em um grande evento para familiares e comunidade.


2017: O projeto está sendo desenvolvido nas escolas Attílio Tosin e João Machado Rosa, contemplando aproximadamente 90 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.


2018: O projeto está sendo desenvolvido em uma nova escola, a Armando Peterlongo, e continua sendo desenvolvida na escola Attílio Tosin, contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.


2019: O projeto da Dança completa 10 anos e o da Música 07 anos, permanecem sendo desenvolvidos nas escolas Attílio Tosin e Armando Peterlongo, contemplando aproximadamente 60 crianças, nas aulas de oficina de musicalização, dança de rua e ballet clássico.

Crescendo com a dança

Com as aulas de dança, é possível desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais dos alunos, por meio dos elementos básicos da dança, como: 

• postura

• consciência corporal

• noção espacial

• musicalidade

• expressividade

• criatividade

• imaginação

• memória coreográfica

• coordenação motora

• desinibição

Crescendo com a música

Inicialmente as crianças recebem noções de musicalização, para posteriormente formarem um coral nas escolas. Com o aprendizado da música, as crianças desenvolvem qualidades como: 

• autodisciplina

• paciência

• sensibilidade

• concentração

• capacidade de memorização

Os professores

Andréia Regina Boscaini: É graduada em Música – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Com várias especializações, desenvolve atividades de educação musical através do canto coral, da prática de instrumentos e da exploração dos sons do corpo. Atua atualmente como preparadora vocal e regente dos Canarinhos de Carlos Barbosa, é regente do Coro ABRAÇAÍ Canta de Bento Gonçalves e Diretora Artística da instituição. Integrante e Coordenadora do Coro Tramontina - Farroupilha; regente do Grupo de Cantoria Italiana Stella D’Italia de Garibaldi. 


Cristiane Bristot: Formada em Ballet Clássico desde 2004 pelo método inglês de ensino. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Unisinos e pós-graduada em Dança pela PUCRS. Atua como professora em academias e projetos sociais que atendem de crianças a idosos.


Fábio Soares de Jesus: Praticante de danças urbanas desde 1997, atua como professor desde 2004. Participou de vários campeonatos e festivais nacionais e internacionais de hip hop e breakin, tendo conquistado vários prêmios com seus grupos. Professor em diversos projetos sociais nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha.

Madrinha do projeto

Para a realização deste projeto social, a APEME conta com a empresa Modelo Vidros como madrinha!

A indústria, localizada no bairro Alfândega, em Garibaldi, acredita que um futuro promissor começa a ser construído na infância, oferecendo condições para que as crianças explorem a criatividade e reforcem a autoestima. Por isso, em novembro de 2018, a indústria apadrinhou o projeto social.

Patrocinadores

Contamos também com o patrocínio das seguintes empresas, para a realização deste projeto social:

Alac Eurofins

CJ Mármores

Geometric

Giordani Turismo

Giosul

GVN

Metalúrgica Simonaggio

Recostare Cadeiras

Fundo Social

O projeto também recebe o apoio do Sicredi Serrana RS através do Fundo Social.

Termo de Fomento

Em 2019, o projeto conta também com recurso público via Termo de Fomento da Prefeitura Municipal de Garibaldi.

Saiba mais e participe você também!

(54) 3462-2755 

coordenacao@apeme.com.br

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462.2755

whatsapp: (54) 99662.2602

E-mail: coordenacao@apeme.com.br