facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

“Sou APEME e faço parte desta história” com Rosana Debiasi

14/11/2014

Rumo aos 20 anos da APEME - Entrevista com Rosana Cristina Ogliari Debiasi

A história de empreendedorismo de Rosana

Rosana Debiasi iniciou sua história de empreendedorismo junto com o marido, Milton Debiasi. Em 1996 eles possuíam um negócio e surgiu a oportunidade de fazerem as capacitações para posteriormente abrir um Centro de Formação de Condutores em Garibaldi. Assim, em 1997, foi fundado o CFC Debiasi, que logo nos primeiros anos cresceu e mudou-se para uma sala maior.

O CFC Debiasi oferece serviços de habilitação em todas as categorias, renovação e cursos de transporte escolar, transporte coletivo e de cargas perigosas. Está localizado na Rua Buarque de Macedo, 3316, e o contato é (54) 3462-3802.

A história de Rosana com a APEME

Rosana, através do CFC Debiasi, é sócia da APEME desde 1999. Sempre utilizaram os serviços da entidade, como telefonia e planos de saúde.

Em 2009, foi convidada pelo presidente Leonir Nicaretta para participar da diretoria na gestão 2009/2011 e também na gestão 2011/2013, quando foi secretária. Ao assumir o presidente Luciano Frübel, na gestão 2013/2015, Rosana continua participando da diretoria como Diretora de Serviços.

Ela conta que no início ficou surpresa com o convite, pensando como poderia contribuir. Assim foi se envolvendo aos poucos, entendendo o funcionamento da entidade. “Percebi desde o começo a seriedade e a preocupação com os associados. Destaco principalmente o interesse da APEME em oferecer cursos que os associados precisam fazer, em diferentes áreas. E também a integração com a comunidade, realizando ações para o Município como um todo, além de projetos com crianças”.

Recentemente, Rosana sugeriu que fosse realizado um trabalho para divulgar o turismo para nossa comunidade Garibaldense. Assim, a APEME levou sua sugestão à Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Ivane Fávero. Juntos, APEME, SMTC e SHRBS Garibaldi, elaboraram um programa chamado “Turista Cidadão”, que está iniciando suas atividades.

Em sua opinião, uma das atividades mais importantes que a APEME desenvolve é a palestra show anual. “Desde a primeira edição presenteamos nossos funcionários com ingressos desta palestra, que faz parte de nosso calendário anual de capacitações”. Para ela, é fundamental investir em cursos e treinamentos: “Isso não é gasto, é investimento. Precisamos investir em nossa equipe, fazer cada colaborador sentir-se valorizado”. A equipe de Rosana é composta por 15 pessoas atualmente.

Questionada sobre como se sente em ser sócia da APEME, Rosana disse que percebe um bom assessoramento e um rápido retorno sobre as necessidades dos serviços prestados. Destaca ainda a importância da assessoria jurídica gratuita para os sócios; assessoria para os MEIS – Microempreendedores individuais na abertura de seus negócios; e o serviço do SCPC, na prevenção à inadimplência.

A respeito de sua atuação com a diretoria, Rosana destacou que sempre se sentiu acolhida e integrada ao grupo, onde todos têm espaço para colocar suas ideias e sugestões.

Sobre suas expectativas futuras com a APEME, “a tendência é nossa entidade crescer e melhorar cada vez mais, com o atendimento na sede nova, auditório mais espaçoso, entre outros”.

A opinião da redação – equipe APEME

Rosana tem uma bela trajetória de serviço comunitário em Garibaldi. Com 15 anos já era catequista, auxiliando sua mãe, e participava dos encontros de família e grupos na comunidade.

Aos 17, foi convidada pela De Lantier – Bacardi Martini do Brasil, para concorrer à Rainha da Fenachamp. Ela conta que ficou muito surpresa, não sabendo se aceitava o convite, e acabou concorrendo. Foi eleita rainha para a segunda Fenachamp, de 1984. Na época as soberanas atuavam por três anos. O presidente da Festa foi Lauro Rigoni. Ela lembra que visitaram toda imprensa, entidades, órgãos em Porto Alegre, muitas vezes acompanhados do então Prefeito Ambrósio Chesini e primeira dama Shirlei, sempre muito carinhosa. São muitas lembranças da Fenachamp, que marcaram a vida de Rosana.

Outra atuação comunitária é a participação como voluntária, há muitos anos, no Comitê de Educação pela Paz no Trânsito – CEPATRAN, junto com a colaboradora Naídes Giovanaz. Também participaram do Movimento Gaúcho do Trânsito Seguro, em Porto Alegre, trabalhando ações em datas como a Semana do Trânsito, Carnaval, Dia do Acidente Zero, etc. Esse trabalho voluntário foi reconhecido com o Prêmio Acidente Zero, concedido ao CFC Debiasi em 22/08/2004, em evento na Assembléia Legislativa em Porto Alegre.

Pelo CEPATRAN, foram feitas ações como palestras para os alunos, em todas as escolas da zona urbana e rural de Garibaldi. Rosana enfatiza que as crianças levam a mensagem para casa, cobrando o comportamento correto de seus pais no trânsito.

Por tudo isso, a APEME sente-se orgulhosa em ter uma voluntária como Rosana em sua diretoria, tão atuante e dedicada em nossa comunidade, deixando o exemplo de suas ações para sua família e para todos de sua convivência.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.