facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Ação da Parceiros incentiva prática de amamentação durante aplicação de vacinas em bebês

17/11/2021

Eventos Geral Novidades Parceiros Voluntários Saúde e Bem-Estar
A chamada Mamanalgesia poderá ser feita na UBS Central, que recebeu uma poltrona, um pufe e novos jogos de lençóis

Muitas mães não sabem, mas a dor ou desconforto do bebê na temida hora da vacina podem ser amenizados com uma atitude simples: amamentá-lo durante a aplicação da dose. A prática tem um nome estranho – Mamanalgesia – e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Diversos estudos científicos comprovaram que, ao amamentar e manter o bebê em contato pele a pele na hora da vacina, a mãe libera hormônios como a ocitocina e a endorfina, que diminuem tanto a dor do bebê quanto a ansiedade materna.

Como forma de incentivar que a mamanalgesia seja praticada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Garibaldi, a Parceiros Voluntários, departamento social da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) se engajou na doação de uma poltrona, um pufe e novos jogos de lençóis que inicialmente foram destinados à Sala de Vacinação da UBS Central, onde cerca de mil crianças são vacinadas por mês – além dela, a UBS do bairro São Francisco também aplica vacinas em bebês em fase de aleitamento.

No próximo final de semana, as integrantes da equipe da Sala de Vacinação passarão por uma atualização que inclui, também, aprofundamento nas técnicas de mamanalgesia. “São técnicas diferentes e para que isso seja feito com excelência é necessário conhecimento do vacinador”, explica a enfermeira Kátia Mendanha.

“Essa pode ser considerada uma ação simples se levarmos em consideração o valor das doações, mas terá um impacto importante no atendimento da população”, avalia a coordenadora da Parceiros Voluntários de Garibaldi, Renata Rigon Cimadon.

Parceiros na iniciativa

A ação foi realizada pela Apeme, através da Parceiros Voluntários, e contou com apoio da Prefeitura de Garibaldi e das empresas Star Mobile e Loja Sebenello, que doaram os itens necessários. Os lençóis foram confeccionados por voluntárias do Grupo de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi.

A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (17/11) e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Clarisse Lagunaz, da coordenadora da Parceiros Voluntários de Garibaldi, Renata Rigon Cimadon, da Diretora Executiva da Apeme, Greice Locatelli Mattiello, da equipe do setor de imunizações (enfermeira Kátia Mendanha; técnicas de Enfermagem Vanessa Souza da Silva Chiesa e Jucemara Magrin; e acadêmica de Enfermagem Taís Furlanetto Bortolini), além dos representantes das empresas parceiras: Ademir Agatti, da Star Mobile, e Gilberto Gilvan do Couto Soares, da Sebenello.


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.