facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

APEME e SHRBS Garibaldi apresentarão projeto de Gestão de Pessoas

30/07/2014

A APEME – Associação de Pequenas e Médias Empresas, juntamente com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Garibaldi, estão programando o lançamento de um projeto inovador, com o objetivo de oferecer serviços na área de Gestão de Pessoas para pequenas e microempresas.

A iniciativa partiu dos psicólogos e consultores organizacionais associados à APEME, que serão os timoneiros neste projeto: Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa (CRP 07/19365) e Tiago Guimarães Fernandez (CRP 07/16595).

Conforme os profissionais, “O intuito é auxiliar os associados, que são em sua grande maioria pequenas e micro empresas, no desenvolvimento de suas empresas, através de ações que visem o profissionalismo, o crescimento e a competitividade no mercado de trabalho, através das práticas de gestão de pessoas”.

Conforme o Presidente da APEME, Luciano Frübel, “Foi escolhido o nome ‘Polaris’ para este projeto, pois esta é conhecida como estrela do norte ou estrela polar; é a estrela mais brilhante da constelação da ursa menor, usada até hoje para nortear os navegadores. Aqui traçamos um paralelo, pois acreditamos que a Gestão de Pessoas auxilie na busca do melhor caminho para as empresas”.

Para a presidente do SHRBS, Clege Dalmaz, o projeto virá suprir necessidades dos seus associados, que são dos segmentos de restaurantes, bares, hotéis e similares, principalmente quanto à dificuldade no recrutamento, seleção e manutenção dos talentos nas empresas.

O projeto será lançado no dia 13 de agosto, quarta-feira, em evento gratuito. O encontro iniciará às 19 horas, no auditório da APEME, com a palestra “Como a Gestão de Pessoas pode trazer benefícios ao seu negócio”. Após, haverá espaço para questionamentos e coquetel de confraternização.

Na ocasião, serão apresentados os serviços que estarão disponíveis para as pequenas empresas através do Projeto Polaris, com valores diferenciados. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3462-2755 ou apeme@apeme.com.br.

Conheça os profissionais envolvidos

Rosângela Sauthier Zwirtes da Costa: Psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pós-graduanda em Gestão de Pessoas (UCS). Certificação em Psicofarmacologia, Dinâmicas de Grupo, Liderança e Planejamento e Gestão de Carreiras. Consultora Organizacional nos segmentos da Indústria, Comércio e Serviços. Diretora da APEME na Gestão 2013/2015.

Tiago Guimarães Fernandez: Especialista em Psicologia da Saúde. Atuando há seis anos como psicólogo organizacional, com experiência em implantação e acompanhamento de programas de qualidade e atividades de RH. Participou da criação do setor de RH da empresa HP Computers. Foi diretor da APEME de 2009 a 2013.

A importância da Gestão de Pessoas

Dados recentes do IBGE confirmam que as micro e pequenas empresas já representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essas empresas são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil. Os dados evidenciam que as pessoas estão cada vez mais buscando o sonho do próprio negócio, no entanto, alguns ainda se esquecem que a abertura de um empreendimento confere também novas responsabilidades.

Gerenciar pessoas é sempre um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio. Há muitas dúvidas com relação a questões financeiras e administrativas, o que acaba deixando a gestão de pessoas, geralmente, na última posição das prioridades. As pequenas empresas também não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado, como o das grandes corporações. Isso, no entanto, não é motivo para negligenciar as questões de gestão. O importante é manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.

Para isso, porém, é primordial ficar atento na hora da contratação, e selecionar profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e que acreditam na importância de sua contribuição para o crescimento da instituição. Esse, aliás, é um dos grandes desafios dos gestores na atualidade: envolver os colaboradores na causa da empresa e reter os talentos. A alta competitividade do mercado, atrelada às novas perspectivas de crescimento profissional, tem contribuído para impulsionar a rotatividade de funcionários.

Como forma de valorizar os profissionais e, também, evitar que haja uma grande taxa de turnover, é preciso investir na construção de um ambiente de trabalho agradável, no qual os colaboradores possam ter voz e oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Erros sempre podem acontecer, mas são importantes para se obter acertos no futuro e encontrar o equilíbrio na gestão de pessoas. (Fonte: Administradores.com).

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.