facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Associados à AVIGA participam de visita técnica em Santa Catarina

26/09/2023

Entidades Parceiras - AVIGA Geral
Grupo esteve em São Joaquim conhecendo vinícolas que vêm se destacando na produção de vinhos de altitude

A Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA) realizou entre os dias 21 e 24/09 uma visita técnica a São Joaquim (SC), região que vem se destacando na produção de vinhos de altitude. O grupo, formado por 19 pessoas, visitou cinco vinícolas na cidade. “Conhecemos vinícolas de pequeno porte, mas com alta tecnologia agregada e com ótima estrutura de enoturismo. Nosso objetivo foi buscar novos conhecimentos e verificar a qualidade dos produtos de uma região que vem se destacando no cenário do vinho”, detalha o presidente da AVIGA, Adalberto Bortolini.

“Pudemos perceber as dificuldades que eles enfrentam na produção em função do frio excessivo e pelo risco de geada. Dependendo da variedade, se for uma uva mais precoce, por exemplo, pode ocorrer perda de 100% na produção quando ocorre o fenômeno. Neste ano já houve prejuízos especialmente na variedade Chardonnay. Por outro lado, o frio é ótimo para o cultivo de uvas tipo a Sauvignon blanc e os produtores de lá têm aproveitado isso”, comenta Bortolini.

Durante a viagem, o grupo ainda pôde conhecer o trabalho da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), órgão oficial cujo trabalho se assemelha ao da Emater no Rio Grande do Sul. Na volta, estiveram em uma vinícola de grande porte em Vacaria (RS). Além de referência na comercialização de vinhos de mesa, a empresa está iniciando um trabalho com vinhos finos e conta com uma grande estrutura que se destaca em termos de tecnologia e enoturismo.

A retomada das visitas técnicas foi um dos objetivos anunciados quando Bortolini assumiu a presidência da entidade. Novas ações semelhantes devem ocorrer no próximo ano, ainda sem destino definido.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.