facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

AVIGA: novo presidente quer usar experiência a favor do setor

28/03/2022

Entidades Parceiras - AVIGA Garibaldi Geral
À frente da Vinícola São Luiz, Adalberto Bortolini faz parte da quarta geração da família a comandar a empresa

O novo presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA) é o empresário Adalberto Bortolini. Ele nasceu e foi criado no meio vinícola e hoje, aos 41 anos, acumula uma longa história de dedicação. Formado em Enologia, é casado com Núbia Fachinelli Bortolini e pai de Vinícius e Betina, e representa a quarta geração à frente da Vinícola São Luiz, localizada no distrito de Marcorama. A empresa, comandada por ele e pelo pai, Paulo, conquistou diversas medalhas nacionais e internacionais que atestam a qualidade de seus produtos. A produção está baseada na comercialização em grande escala de vinhos de mesa (rótulos Bortolini, Santo Américo e Vale da Serra) tanto a granel quanto engarrafados, na elaboração de vinhos finos (Dom Naneto), espumantes (Dom Naneto e Cavalo Crioulo) e sucos de uva (Vale da Serra).

Bortolini assume a AVIGA com expectativa de usar a própria experiência no setor para fortalecer a união entre os 21 associados e colaborar no encontro de soluções e meios que possam contribuir para o processo de produção de vinhos, sucos e espumantes, além do fortalecimento e crescimento das cantinas locais.

O principal evento realizado anualmente pela Associação está confirmado em 2022: a 20ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Suco de Uva de Garibaldi acontece no dia 26/08. "A data está definida. Em breve divulgaremos o regulamento do concurso e outros detalhes da edição deste ano", adianta o novo presidente. Bortolini salienta que, além da Seleção, outras ações devem ocorrer: "Temos planos de ampliar nossa participação em eventos da comunidade, mostrando a força da entidade. Nossa presença já está confirmada na Fenachamp e temos intenção de participar do Natal Borbulhante. Além disso, alguns associados devem participar do Garibaldi Vintage", detalha.

Outro objetivo da AVIGA é apoiar ou promover visitas técnicas para vinícolas de outros Estados e também fora do Brasil, especialmente na América no Sul.

Qualidade da safra

Apesar da grave estiagem que assolou o Estado do Rio Grande do Sul e trouxe prejuízos para todas as culturas, inclusive a uva, Bortolini avalia que a qualidade da fruta foi boa, tanto nas variedades de mesa quanto nas viníferas. "A falta de chuva provocou quebra significativa em algumas variedades, enquanto outras tiveram uma boa produção, quase igual à safra anterior. Mas no geral teremos bons produtos garantidos nesta safra", acredita.

A AVIGA

Fundada em maio de 1997, a AVIGA tem como intuito reunir as pequenas indústrias vinícolas de Garibaldi, buscando fortalecimento do setor e atualização de informações e técnicas para o cultivo da uva e elaboração dos vinhos, espumantes e sucos. A entidade tem hoje 21 empresas associadas.

A diretoria 2022/2024 é também composta pelo vice-presidente Marcos Carlesso, pelo secretário Guilherme Henrique Pedrucci e pelo tesoureiro Rudinei Cerutti. O Conselho Fiscal é formado por Elenir Antônio Cesca, Luiz Milani e Roberto Scomazzon.


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.