facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Estudo aponta produtividade promissora de sistemas fotovoltaicos na Serra Gaúcha

09/02/2024

Associados Geral
Material foi produzido pelo pesquisador Jorge Antonio Villar Alé, da Solar Wind Tech (SWT), empresa associada à Apeme

O projeto SWT Serra Solar, proposto pela Solar Wind Tech (SWT) em março de 2022, foi concluído no final do ano passado e teve seus resultados descritos em um e-book de 285 páginas, lançado em janeiro deste ano. O objetivo da análise foi identificar a produtividade média mensal e anual de projetos de energia fotovoltaica na Serra Gaúcha através da coleta de dados detalhados de sistemas já existentes que poderão ser utilizados como referência em novas instalações. O estudo foi concentrado em seis municípios que integram a região metropolitana da Serra Gaúcha.

“As estimativas de produção de energia obtidas com as diferentes metodologias mostram que os modelos podem ter desvios mensais que superam os 20% e em alguns casos, podem ser maiores que 30%. Já em relação a desvios anuais da produção de energia estes são menores e na ordem de 10%. Tais resultados mostram a importância na escolha da base de dados de radiação solar utilizada, a qual afeta diretamente na qualidade das estimativas de produção de energia dos sistemas fotovoltaicos”, detalha o pesquisador Jorge Antonio Villar Alé, idealizador e autor do projeto.

Ainda segundo ele, todos os sistemas avaliados apresentaram um desempenho energético promissor e de acordo com o recurso solar da região e da tecnologia utilizada: “O resultado do Projeto SWT Serra Solar apresenta uma produtividade média anual dos sistemas 9% menor que a teórica estimada pelo Atlas Solar do RS (2017) para municípios da região Nordeste do estado”, resume.

O estudo

Para elaboração do projeto as empresas parceiras disponibilizaram informações técnicas de sistemas fotovoltaicos residenciais, comerciais, industriais ou rurais em operação, que tivessem pelo menos dois anos integrais de produção de energia (no caso, 2020 e 2021). Foram incluídos nos resultados os valores médios da radiação solar (mensal e anual), assim como parâmetros de desempenho dos sistemas fotovoltaicos, entre eles a produtividade específica, a taxa de desempenho e fator de capacidade. “O panorama dos resultados apresentados nesta obra é inédito no Brasil, realizado na região da Serra Gaúcha, e cuja metodologia poderá ser replicada em outras regiões do Rio Grande do Sul”, afirma o especialista.

Metodologia

De acordo com o pesquisador, na metodologia foram utilizados dados de radiação solar da estação meteorológica INMET A840 localizada no município de Bento Gonçalves (RS) assim como do Atlas Brasileiro de Energia Solar (ABES versão 2017), e das plataformas NASA POWER, PVGIS e GSA (Global Solar Atlas). “No projeto foi implementada a metodologia denominada SWT INMET que utiliza a base de dados da radiação solar da estação INMET A840 determinando-se o desempenho energético dos sistemas estudados. Os resultados foram confrontados com a produção real das usinas fotovoltaicas e também com as estimativas de outras ferramentas como Sundata, GSA, PVGIS, PV*SOL e VIRTUX Solar”, enumera.

 “A Solar Wind Tech (SWT) agradece as empresas parceiras e apoiadores do projeto. Através dele, esperamos estimular as empresas do setor solar a aderirem a iniciativas desta natureza e, desta forma, poderemos avançar no conhecimento técnico-científico dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica no Brasil”, finaliza.

O e-book com os resultados foi disponibilizado de forma gratuita para as empresas participantes e pelos apoiadores do projeto. Interessados em adquirir direito de acesso ao livro no formato flip-book podem contatar a Solar Wind Tech pelo site www.solarwindtech.com.br ou entrar em contato diretamente com o autor através do e-mail profjorgeale@gmail.com.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.