07/01/2016
A comercialização da Capital Brasileira do Espumante é destaque no levantamento feito pelo Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul. A análise mostra que Garibaldi é o quinto destino turístico mais comercializado pelas agências nacionais. Foram analisadas 26 operadoras. Dessas, nove apresentavam Garibaldi em seus pacotes.
Conforme o levantamento, em um período de 12 meses (novembro de 2014 a novembro de 2015) a procura por Garibaldi foi estável. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, isso se deve ao trabalho feito para que Garibaldi ofereça atrações durante as quatro estações do ano. “Temos mantido uma oferta constante, com sete rotas turísticas, bons hotéis e excelentes restaurantes. Além disso, temos realizado eventos inovadores e muito apreciados. Também inovamos na promoção do destino. Todo o esforço conjunto do poder público, somado ao trabalho do trade turístico promoveram esta revolução no Turismo de Garibaldi, o que faz com que tenhamos muitos motivos para brindar neste início de ano”, reforça.
O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios subsídios para a gestão do processo de comercialização. Considerando os 472 municípios regionalizados gaúchos, apenas 22 aparecem como opções nas principais operadoras do país, o que representa 4,66% do total.
Das 25 regiões do Estado, apenas 8 são ofertadas (32 % do total). As regiões mais presentes são Hortênsias, Uva e Vinho e Campos de Cima da Serra, que compõem o produto “Serra Gaúcha”, deixando de ser empírica a afirmação de que é o produto turístico mais bem posicionado no mercado nacional.
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Leila Chesini
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