facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Grupos de Apoio ao Luto estão disponíveis de forma online

29/03/2021

A Apeme – Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi sediou, nos últimos anos, os encontros presenciais do grupo de apoio ao luto na sede da entidade. Com a situação imposta pela pandemia, a comunicação está sendo feita de forma online. Devido a importância do tema, a Apeme divulga duas iniciativas que podem auxiliar quem está passando por momentos de luto e dificuldades.

A primeira delas é um Grupo de WhatsApp criado exclusivamente para pessoas que perderam alguém querido por morte. Conforme a psicóloga responsável pela ação, e especialista em luto, Franciele Sassi CRP 07/24082, “É um grupo que já acontece na modalidade presencial, mas devido à pandemia, optamos por ampliar as possibilidades. Prezando pelo cuidado ético, conforto e segurança de todos, a entrada de pessoas neste grupo passará antes pela avaliação da equipe de apoio. Este espaço pode ser usado como ferramenta de amparo para dias difíceis, por meio do compartilhamento de dicas, textos, orientações, reflexões e atividades que possam ajudar a enfrentar a dor, fortalecer e dar sentido à vida com a esperança de dias melhores.” As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (54) 99934-1643.

A segunda iniciativa vem de Caxias do Sul, do Instituto LUSPE (Luto, Separação e Perdas). O Grupo de Apoio Psicológico ao Luto pela COVID-19 é gratuito e aberto para todo tipo de perda por Coronavírus. As reuniões acontecerão online em encontros via Google Meet. A participação é livre e aberta a pessoas enlutadas por COVID 19 no Brasil todo.

O grupo de suporte propõe disponibilizar acesso seguro, sensível e instrumental para a travessia do enlutamento, mostrando caminhos de elaboração saudável nas mudanças impostas pelo luto no contexto das diferenças pela Covid-19. Preservando e discernindo pessoas de estatísticas, construindo e otimizando recursos de enfrentamento protetivos que permitam aos enlutados administrar a dor pelo isolamento desde o período do adoecimento, incluindo as memórias da confirmação do diagnóstico, na restrição de convívio, a dor da perda, a impossibilidade das despedidas em rituais, frente a retomada da vida e a necessidade de reasseguramento em meio a pandemia.

Conforme a Psicóloga Ana Reis (CRP 07/11219), idealizadora do projeto, “O GAP pode ser um refúgio, um espaço para resgatar, reconstruir e fortalecer o legado das pessoas que amamos dentro de nós. Reaprender a Amar em separado, ter sentimentos e sensações ventilados e validados, pensamentos claros e algum conhecimento sobre o que é normativo e esperado viver no enlatamento pela Covid-19, em muito pode favorecer cuidados individuais e familiares.”

A coordenação é de Chiara Lorenzzetti Herrera (CRP 07/25330); Antonio Fernando Coelho; Flavia Darold (CRP 12/09196) e Júlia Dalegrave Scopel, com supervisão de Ana Reis. Para saber mais informações, está disponível o WhatsApp (54) 98441-4293.


Serviço:

Grupo de WhatsApp de apoio ao luto em Garibaldi e região, em substituição aos encontros presenciais e que permanecerá após a pandemia também

Coordenação: Psicóloga Franciele Sassi, de Bento Gonçalves

Informações: WhatsApp (54) 99934-1643.

Acesso Gratuito, mediante avaliação prévia de equipe de apoio.

Grupo de Apoio Psicológico ao Luto pela COVID-19, com reuniões online via GoogleMeet

Coordenação: Psicóloga Ana Reis (CRP 07/11219)

Informações: WhatsApp (54) 98441-4293.

Inscrição Gratuita, mediante disponibilidade de vagas.


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.