facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif afirmou que há muita regulamentação no país (Foto: Edu Andrade/Ascom/ME)

Assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif afirmou que há muita regulamentação no país (Foto: Edu Andrade/Ascom/ME)

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa completa 15 anos

16/12/2021

Durante evento promovido pelo Sebrae, Guilherme Afif defendeu a desregulamentação para quem produz e gera empregos no país

Os 15 anos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foram comemorados na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, na terça-feira (14/12). O evento relembrou a história do marco legal para o empreendedorismo brasileiro e debateu os principais avanços da legislação. O assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif foi homenageado durante o evento, por ser um dos maiores articuladores e entusiastas da discussão da Lei e de sua aprovação.

“Estamos vivendo um grande momento pelo compromisso da retomada econômica pelo empreendedorismo, que é a base de sustentação de uma nação”, observou Afif. “Falando em futuro, a nossa grande meta é simplificar ainda mais o Simples Nacional. O Brasil precisa ser desregulamentado, tem muita regulamentação para azucrinar a vida de quem quer produzir, trabalhar e gerar emprego no país.”

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou o apoio do Congresso Nacional e do governo federal. “Não fossem as medidas que o governo tomou, como o Auxílio Emergencial, a Medida Provisória do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (MP do BEm), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e tantas outras, como o Auxílio Brasil agora, não estaríamos discutindo essa retomada tão necessária para o Brasil”, disse Melles.

Conquistas

Considerada o marco do empreendedorismo brasileiro, a Lei Geral, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi criada pela Lei complementar nº 123/2006 para regulamentar o tratamento diferenciado a esse setor.

Ela permitiu a criação de ferramentas importantes como o Simples Nacional, sistema de tributação que desburocratiza e reduz a carga tributária, e o Microempreendedor Individual (MEI), considerado o maior programa de formalização e inclusão previdenciária do mundo.

De acordo com o Sebrae, hoje são mais de 20 milhões de empreendedores no Brasil, o que representa 99% das empresas brasileiras. Os pequenos negócios são responsáveis por mais de 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021 e por quase 30% do PIB brasileiro.

Recentemente ocorreram outras importantes conquistas para o crescimento dos pequenos negócios, como a Lei da Liberdade Econômica e a Lei do Cadastro Positivo, criadas em 2019. Durante a pandemia, as micro e pequenas empresas foram amparadas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que agora é permanente, e da transação tributária para empresas do Simples Nacional.


As informações são do Ministério da Economia

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.