12/03/2014
Não é novidade que o município de Garibaldi e outras cidades do entorno são fortemente marcados pelas belas e inúmeras igrejas, capelas, grutas e capitéis. Mas o dinamismo e olhar atento das integrantes do Circolo Trentino di Garibaldi transformaram quase cem anos de história em um livro que resgata ao mesmo tempo em que eterniza detalhes e particularidades imprescindíveis para a compreensão da cultura da região.
“Perto das Estrelas” ou “Vicino alle Stelle” é o título da obra bilíngue, cujos textos são assinados por Charles Tonet e Tânia Tonet, e com fotos de Vicente Silveira. Todo o trabalho de pesquisa e captação de recursos, no entanto, foi feito pela entidade e liderado pelas integrantes Mônica De Antoni Farias, Ângela Maria Peretti e Edi Mattuella Debenetti.
De acordo com Edi, a ideia do livro surgiu há mais de 10 anos. “Nós discutimos no Circolo o que nós poderíamos fazer de importante para deixar a nossa contribuição para a comunidade no aspecto cultural, unindo o nosso papel enquanto entidade. Percebemos que a fé foi o elemento propulsor da vinda dos imigrantes e que os capitéis e igrejas eram muito importantes. Montamos um projeto e iniciamos a pesquisa dessas demonstrações de fé em todo o território da, até então, Colônia Conde D'Eu”, destacou.
O período de pesquisa abrangido pelo livro é de 1875, data oficial da imigração, até o ano de 1959, quando se dá a emancipação do município de Carlos Barbosa e o território da Colônia Conde D’Eu deixa de existir como era originalmente. O levantamento dos dados foi realizado por meio dos livros tombos das paróquias, que basearam os resgates históricos das igrejas, e também através de entrevistas com pessoas que fizeram parte da fundação dos capitéis.
São 65 igrejas, mais de 60 capitéis e outras 5 grutas estampadas nas mais de 400 páginas da obra. Algumas são robustas e vigorosas, outras mais singelas e simples. Todas, porém, igualmente resguardam características históricas de valor inquestionável. “O trabalho do livro mostra a nossa história, do nosso povo. Hoje as coisas são automáticas, vão passando e não nos damos conta. Tivemos capelas de madeira, de pedra, depois edificações mais elaboradas, outra fase onde se destruiu alguma coisa e se fez nova, em outro estilo. Então, a nossa evolução está no livro. Detalhes que às vezes não nos damos conta em nosso dia a dia”, ressaltou Edi.
Para que o sonho da publicação do livro se tornasse real, as integrantes captaram recursos por meio da Lei Rouanet, que garantiram um terço da totalidade dos custos, contaram ainda com apoio do Poder Público Municipal, Banrisul e também de colaboradores anônimos da iniciativa privada que acreditaram e apostaram no projeto. A última parte do orçamento será paga com a comercialização dos exemplares, que podem ser adquiridos com as integrantes do Circolo, Disco Center e Star Video ao valor de R$150,00. O lançamento oficial da obra deve ocorrer em março.
Fonte: Jornal Novo Tempo
Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!
Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3462-2755
WhatsApp: (54) 9685-4381
E-mail: atendimento@apeme.com.br
Lei Geral de Proteção de Dados:
Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602
E-mail: administrativo@apeme.com.br
Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.
Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.