facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Município mantém decreto de isolamento social até dia 5

31/03/2020

Garibaldi

O Prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, reuniu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, dia 30, integrantes do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus e representantes das entidades empresariais para avaliar as medidas de prevenção ao Covid-19 e tratar sobre o planejamento de ações e atividades para retomada gradual das atividades. O decreto de isolamento fica mantido até o dia 5 de abril. 

Inicialmente, o prefeito fez uma explanação da situação atual no município, bem como as medidas que estão sendo tomadas para amenizar os impactos socioeconômicos causados pelas ações necessárias à prevenção ao novo coronavírus, e que deverão auxiliar à população que não está conseguindo trabalhar com a quarentena.

A secretária da saúde, Simone Agostini de Moraes, reforçou o pedido para que se continue vigilante com os cuidados de lavar as mãos frequentemente, do uso do álcool gel e do isolamento social. "Até agora investigamos 15 casos, o que consideramos bastante para um município como Garibaldi. Sabemos que cada um contamina de quatro a cinco pessoas, mesmo estando sem os sintomas, por isso precisamos continuar com as medidas para que possamos registrar o menor número possível de casos" reforça Simone.

A médica responsável pela epidemiologia em Garibaldi, Natália Rodighero Leal, explicou como estão sendo monitorados os casos. "O número de coletas e suspeitos vem aumentado semanalmente. No momento, temos nove pessoas que voltaram de viagem, que estão sem sintomas, cumprindo o isolamento e as orientações recomendadas por pelos menos sete dias. A nossa conduta agora é o que vai determinar o número de casos daqui alguns dias".

Os representantes das entidades empresariais parabenizaram o poder público municipal pelas ações que vem tomando diante da situação.

Em nome da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) Garibaldi, o vice-presidente, Rogério Bortolini, reforça que a entidade está de acordo com o decreto municipal. "A retomada é necessária, mas dentro de algumas regras pré-estabelecidas e desenvolvidas junto ao comitê" reforça Bortolini. 

Representando a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), a presidente Rosângela S. Zwirtes da Costa, declarou que a entidade defende a ideia da retomada das atividades no próximo dia 6, mas com muita organização, coerência e responsabilidade. 

O prefeito Cettolin reforçou o pedido para que a população fique em casa neste momento, para que não seja preciso ficar em casa mais tarde, pois o momento exige isolamento. "Reconhecemos o esforço que as empresas estão fazendo, mas precisamos que a comunidade também cumpra com seu papel, respeitando as orientações de permanecer em suas casas".

Conforme o último boletim do serviço de epidemiologia do município, o total de casos investigados até esta segunda-feira, dia 30 de março, eram de 15 pessoas. Sendo, 7 suspeitos, 1 caso confirmado e 7 descartados. O paciente confirmado já está recuperado. Todos os pacientes cumprem isolamento domiciliar ou hospitalar. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (LACEN) está levando cerca de 5 dias para enviar o resultado da testagem.

Na quarta-feira, dia 1º de abril, uma nova reunião irá avaliar a situação e definirá detalhes da retomada gradativa do setor empresarial para o dia 6.

Crédito da foto: Valéria Loch

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.