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Palestra abordou "Análise de crédito e cobrança" para empresários e colaboradores

14/03/2013

A APEME – Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi, promoveu a palestra “Análise de crédito e cobrança”, com a docente Nirlei de Azevedo da Silva, para empresários e colaboradores, de Garibaldi e Carlos Barbosa. O evento aconteceu na noite de 13 de março, no auditório da Tramontina Garibaldi. Participaram em torno de 60 pessoas.

Nirlei abordou a conceituação de Crédito, a importância da adoção de políticas e normas; como preencher e utilizar a Ficha cadastral: o que é necessário e o que falta nos cadastros; SCPC: consulta obrigatória; Funções e tipos de documentos de identificação; Análise de crédito: capacidade de segurança e liquidez; Crédito duvidoso; Recebendo o cheque; Dicas para alavancar a cobrança; Razões que contribuem para o atraso, além de responder às dúvidas dos participantes.

O presidente da APEME, Leonir Nicaretta, fez a abertura do evento, falando que desde maio de 2012 a APEME conta com o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, como uma importante ferramenta para os associados à entidade realizarem suas vendas com mais segurança.

Em sua fala, Nirlei destacou alguns aspectos novos, como a questão do Cadastro Positivo, que será uma grande novidade quando for implantado no Brasil, ainda em fase de estudos. Outra técnica que vem sendo utilizada em muitos estabelecimentos é o Credit Scoring, uma análise matemática que auxilia no processo decisório da análise de crédito. Este é um dos serviços oferecidos pela APEME Garibaldi, por meio do SCPC.

A palestra destacou que a consulta ao SCPC deveria ser constante em cada operação e não somente em determinados períodos. Também falou sobre a importância de considerar vários fatores na análise de crédito, tais como pontualidade, renda e residência fixa. Forneceu algumas dicas importantes para quem opera diretamente com o recebimento de cheques, sobre o que se pode fisicamente observar na hora se o mesmo é adulterado ou não.

A palestrante Nirlei atua no segmento de prestação de serviços e varejo há mais de 18 anos, com experiência em treinamento, desenvolvimento e implantação de políticas de crédito, cobrança e prevenção à fraude em diversas empresas: CDL – Porto Alegre, Rainha das Noivas, Brasil Telecom, Portocred Financeira, Lojas Renner, Credicard Mastercard, entre outras. Sócia Gerente da empresa Ética Soluções em Crédito e Cobrança Ltda., especializada em recuperação de crédito de pessoas física e jurídica. É graduada em Ciências Contábeis pela Pontifica Católica Universidade do RGS PUC e possui Pós Graduação em Finança das Empresas pela Católica Universidade do RGS PUC. É instrutora do CDL de Porto Alegre e Caxias do Sul.

Empresários de todos os setores, interessados em conhecer mais sobre os serviços do SCPC, podem entrar em contato com a APEME pelo fone (54) 3462 2755 ou scpc@apeme.com.br.

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Leila Chesini
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Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

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