facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Presidente da APEME avalia participação na NRF 2014 em Nova York

20/01/2014

Após quatro dias de uma maratona de painéis, debates, palestras e visitas técnicas na 103ª NRF Annual Convention, em Nova Iorque, a comitiva de 60 pessoas que o SEBRAE/RS levou para a Big Apple volta repleta de conhecimento e informações fundamentais para incrementar o comércio varejista gaúcho.

Na opinião do empresário Luciano Frübel, proprietário da Friza Comércio e presidente da APEME, que participou da Feira pela primeira vez, “A Feira apresentou principalmente a inovação tecnológica, em que muitos países estão à frente do Brasil, temos muitos passos para dar. Assistimos a muitos palestrantes, uma das novidades abordadas foi o neuromarketing, um campo novo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. Foi ressaltado o quanto é importante o vendedor buscar alternativas para ‘entrar na mente do cliente’, captar corretamente seus desejos. Também foi muito frisado a questão dos treinamentos para as equipes, em diversas áreas”.

Segundo o presidente do Sebrae, Vitor Koch, a grande lição que fica da NRF 2014 é que os varejistas que focarem em conceitos de hospitalidade irão prosperar, independentemente da concorrência. “O varejo digital, embora forte e crescente, não significa o fim do varejo físico. Interações com as marcas, o contato físico com os produtos e a experiência de uma compra convincente são fatores que preenchem necessidades humanas básicas. Portanto, são fatores que seguirão conduzindo as pessoas para as lojas físicas”, ressalta. O dirigente aponta que “a presença dos empresários gaúchos em Nova Iorque foi fundamental. Tenho a certeza de que eles irão disseminar o que viram aqui e contribuir para o crescimento de suas comunidades e do setor varejista, gerando mais emprego e renda. O que nos enche de satisfação é saber que todos ficaram entusiasmados com o que puderam observar e com o que o SEBRAE/RS lhes proporcionou nesta missão”.

O superintendente do SEBRAE/RS, Léo Hainzenreder, por sua vez, enfatiza que “em 2013 se discutia a obrigação dos varejistas em migrar suas vendas para o mundo on-line. Na edição deste ano, foi mostrado pelos grandes nomes do varejo que as lojas físicas seguem em evidência, pois permitem ao lojista compartilhar suas experiências com o consumidor olho a olho”.

Hainzenreder destaca, ainda, que outro tema focado na NFR foi a boa utilização dos dados sobre os hábitos de consumo do cliente. “Várias marcas apresentaram suas parcerias com empresas de tecnologia para captar e, principalmente, fazer a correta leitura dos dados comportamentais de seus consumidores com intuito de buscar a fidelização”.

De acordo com o superintendente, “o uso correto dessa base de dados pode fazer a diferença para o crescimento das micro e pequenas empresas. A velocidade das transições entre o mercado varejista e o consumidor não permite mais espaço para improvisação. O setor deve tomar decisões levando em conta o desejo e a satisfação do cliente”.

A missão empresarial à NRF liderada pelo SEBRAE/RS cumpriu uma agenda repleta de atividades na Capital Mundial do Varejo. Além de assistir as palestras de grandes nomes do setor em nível mundial e observar as novidades e tendências do segmento apresentadas pelas empresas expositoras na feira, o grupo de empresários gaúchos também realizou visitas técnicas em grandes redes varejistas instaladas na Big Apple.

Agendas em lojas como a FAO Schwarz, a mais famosa de brinquedos do mundo; a Uniqlo, marca de vestuário consagrada no continente asiático; e a Eataly, mercado público que retrata a cadeia produtiva de alimentos da Itália, permitiram aos empresários entender e aproveitar as boas práticas do varejo que podem ser adotadas no Rio Grande do Sul, tanto no aspecto tecnológico como no que envolve a gestão das lojas.

Integraram o grupo que esteve em Nova Iorque empreendedores de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Cachoeirinha, Charqueadas, Lajeado, Farroupilha, Garibaldi, São Borja, Taquara, Frederico Westphalen, Santa Clara do Sul, Osório, Soledade, Cachoeira do Sul, Passo Fundo e Carazinho.

No público de mais de 30 mil pessoas que visitaram a NRF, cerca de 6,3 mil eram oriundos de 82 países. O Brasil apresentou a maior delegação estrangeira do evento, com mais de 1,7 mil participantes.

A APEME irá agendar, no mês de fevereiro, um evento para compartilhar as experiências e trocar ideias com os associados sobre as novidades da NRF 2014. Em breve, serão repassadas mais informações.

Fonte pesquisa: Assessoria de imprensa SEBRAE/RS.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados:

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 9 9662-2602

E-mail: administrativo@apeme.com.br

Leila Chesini
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS realizado pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com carga horária de 40 horas.

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.