facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Foto: Raquel Biondo

Foto: Raquel Biondo

Programação especial marca Outubro Rosa em Garibaldi

03/10/2018

Comunicado Garibaldi Geral

O mês de outubro marca a luta de prevenção contra o câncer de mama em todo o país. Em Garibaldi, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, e Liga Feminina de Combate ao Câncer se unem para realizar uma extensa programação que mescla ações de conscientização com mutirões atendimentos intensivos e focados na coleta de materiais para exames. 

Integrando a programação das festividades dos 118 anos de emancipação de Garibaldi, as unidades básicas de saúde Central e São Francisco funcionarão no sábado dia 6, das 8h às 12h, com atendimento de especialista, coleta de citopatológico, e exame das mamas pelos médicos com encaminhamento para mamografias, caso necessário. 

Durante a manhã de sábado, será atendida livre demanda, não é preciso agendar. Todos as unidades básicas de saúde estão decoradas com a cor rosa, alusiva à campanha, bem como repartições públicas, como o Centro Administrativo Municipal. O objetivo é chamar a atenção para o tema e estimular a reflexão. 

“É fundamental que as mulheres estejam em dia com seus exames preventivos, pois, quando o câncer é diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito maior”, lembra a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. 

Já a programação coordenada Liga Feminina de Combate ao Câncer teve início no dia 30 de setembro, com missa, na Igreja Matriz São Pedro abrindo a programação local. “Neste ano, faremos várias oficinas voltadas para as pacientes da Liga, com o intuito de ensinar a elas um ofício e, também, para que passem alguns momentos divertidos, de confraternização”, explica Lisiane Carlotto Scomazzon, presidente da entidade. 

As Oficinas oferecidas para pacientes contemplam arte em feltro (com a artesã Eude Fracaro), bordado (com Ivete Zaro), bonecas (com Élia Grigoletto), tricô (com Ana Cagliari), crochê (com Ida Chesini), nutrição/culinária (com a nutricionista Gisele Beal) e maquiagem do O Boticário. 

Nesta semana, ontem terça-feira, dia 2, as voluntárias da Liga estiveram na Embrapa divulgando a prevenção, no dia 5, participam do Jovem na Cozinha, promoção da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) onde a renda do evento será revertida à Liga, e no dia 6, haverá uma ação nos junto as Unidades Básicas de Saúde Central e do bairro São Francisco para a divulgação do trabalho da entidade e da prevenção. Haverá ainda comercialização dos produtos feitos por voluntárias da Liga. 

Durante o mês haverá também passeio de ‘Tim-Tim’ para pacientes e voluntárias, a Tarde Rosa para as pacientes no salão de beleza Fabiana Rossini (maquiagem, hidratação, penteado, manicure, pedicure e reiki), participação na Feira de Orquídeas (prevenção e comércio de artesanato), palestras em empresas e o Encontro Liga com as advogadas do Projeto Mais Marias. 

A Liga comercializa ainda nesse período laços e botons a R$ 1 e adesivos para carros a R$ 5. 


Prédios iluminados 

Já é tradição em cidades de todo o país iluminar de rosa prédios públicos, sobretudo os mais representativos, com o intuito de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Em Garibaldi, a Câmara de Vereadores, a Igreja Matriz São Pedro e a própria sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer estão iluminados durante este mês.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.