facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Turismo: Estrada do Sabor comemora 20 anos

12/11/2021

Associados Garibaldi Geral Turismo
Principal atrativo rural de Garibaldi recebe uma média de 6.000 visitantes por ano

A Estrada do Sabor completa 20 anos de existência neste ano. Fundada em 26 de novembro de 2001, hoje a rota é o principal atrativo rural de Garibaldi e recebe uma média de 6.000 visitantes por ano.

Diferentemente de um roteiro turístico tradicional, na Estrada do Sabor os visitantes são recebidos nas próprias casas ou sítios das famílias. Por isso, grupos menores – geralmente famílias vindas de outras cidades –, têm uma experiência exclusiva, marcada pela simplicidade tipicamente interiorana que não costuma ser comum em destinos turísticos habituais.

Tudo começou no final do ano de 1998, quando famílias da comunidade de Garibaldi souberam de uma mobilização regional para incentivar o turismo rural. Entre elas estava a da atual presidente, Odete Bettú Lazzari. Foram dois anos de preparação, com participação em cursos e visitas técnicas para aprimorar a lida com os produtos e aprender a receber visitantes. “Foi um movimento gigantesco na época, que envolveu diversas cidades. Com o passar do tempo conseguimos lapidar, com muito orgulho, a Estrada do Sabor. Mais do que comemorar essas duas décadas, queremos seguir evoluindo para que Garibaldi se fortaleça cada vez mais como destino turístico”, comenta Odete, que comanda hoje um dos principais atrativos da rota, a Osteria Della Colombina, que nasceu junto com a Estrada do Sabor.

Além da oportunidade de estar em contato com a natureza, quem visita a rota pode degustar receitas caseiras tipicamente italianas, vinhos, pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa, licores e embutidos, como copas e salames. A possibilidade de interagir com os agricultores torna a experiência do visitante ainda mais interessante.

Fazem parte da Estrada do Sabor as famílias Jorge Mariani, Odete Bettú Lazzari (Osteria Della Colombina), Vaccaro e Vilmar Bettú (Turismo Enológico). Em todas as propriedades é necessário agendamento.

Família Jorge Mariani

A família oferece passeio pelos parreirais e colheita da uva orgânica e frutas da época, como bergamota, laranja, figo e pêssego. Uma aula sobre agroecologia é vivenciada no local, através do farto conhecimento de Jorge Mariani e sua família. Através de transporte, feito com trator, o visitante poderá conhecer a propriedade e o manejo ecológico. Também poderá visitar a residência e ter a oportunidade de conhecer, através das fotos, a história da família, ou então, no quarto do bisavô (transformado em museu), conhecer o mobiliário e utensílios de época. Do belvedere, avistam-se as cidades vizinhas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Veranópolis e Carlos Barbosa. Os visitantes também conferem a elaboração de vinhos e sucos orgânicos e podem degustá-los.

Endereço: Linha Marcílio Dias | Telefone: (54) 9999 9752 | 99177 3688 | E-mail: lacantineta@terra.com.br


Família Odete Bettú Lazzari – Osteria Della Colombina

No ambiente da Osteria Della Colombina, porão da casa da família com chão batido, podem ser degustados pratos da gastronomia italiana resgatados da memória afetiva da Odete, com receitas que reportam a momentos importantes e significativos vividos com a família. Tudo é preparado com o máximo cuidado e tem o olhar atento e criterioso da família que cultiva significativa parcela da matéria-prima utilizando os processos da agricultura orgânica e biodinâmica. Na Osteria é possível visitar a propriedade com passeios no jardim, hortas, pomares e parreirais e participar do cultivo dos mesmos, com uma paisagem deslumbrante. O local comercializa doces de frutas em pasta, geleias, compotas e conservas, elaborados com matéria-prima orgânica extraída na propriedade. O visitante também pode participar da “Oficina Mãos na Massa”, momento em que cada pessoa tem a oportunidade de confeccionar sua “Colombina” (pombinha feita de massa de pão).

Endereço: Linha São Jorge | Telefone: (54) 3464 7755 | 99121 1040 | Site: www.osteriadellacolombina.com.br

Família Vaccaro

Na propriedade há várias opções de lazer: caminhadas por trilhas ecológicas, visita aos parreirais, degustação de uva direto do pé, visita à vinícola, além da possibilidade de adquirir produtos coloniais. A beleza do local é propícia para piqueniques e ensaios fotográficos. Sentir o sabor e o tempero da culinária italiana, com o gosto e o inigualável aroma da receita da nona, é uma experiência que pode ser vivida na propriedade. As delícias da comida típica podem ser apreciadas no piquenique “Sabores da Colônia”, embaixo dos parreirais ou no espaço ao ar livre que contorna a propriedade.

Endereço: Linha Santo Alexandre | Telefone: (54) 3464 7925 | E-mail: vaccaro@bol.com.br


Vilmar Bettú – Turismo Enológico

Em um cenário bordado por parreirais centenários, está localizada a propriedade de Vilmar Bettú, a cerca de 3km do centro de Garibaldi. Ali, os enófilos poderão passar algumas horas agradáveis na companhia da família Bettú, degustando vinhos e se inteirando da história dos imigrantes italianos que vieram para a região. Vilmar Bettú, que o proprietário da vinícola, também é Engenheiro Mecânico, Professor de Física, Contador de Histórias e Vinhateiro, e elabora pequeníssimas quantidades de vinhos a partir de diversas castas viníferas cultivadas no Brasil, entre elas: Ancellotta, Barbera, Garganega, Malvasia de Candia, Marselan, Nebbiolo, Rebo, Riesling Renano, Sangiovese, Tannat e Touriga Nacional, entre muitas outras. As visitas devem ser agendadas previamente e, em três horas, o visitante poderá degustar dez tipos de vinhos (brancos, rosé e tintos) entre tranquilos, fortificados e espumantes.

Endereço: Estrada Geral São Gabriel | Telefone: (54) 3462 6807 | E-mail: vilmarbettu@gmail.com

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.