facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Etapa da coleta - Créditos: Fernanda De Antoni Farias

Etapa da coleta - Créditos: Fernanda De Antoni Farias

A Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi chega à 18ª edição em ano de safra histórica

25/08/2020

Entidades Entidades Parceiras - AVIGA
Promovida pela Aviga, a edição de 2020 já tem coletadas as amostras dos vinhos, espumantes e sucos inscritos

A tradicional Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi tem concluída a etapa de coleta das amostras de 2020. O evento é realizado anualmente pela Aviga, Associação dos Vinicultores de Garibaldi e, nesta edição, foram inscritos 143 produtos por 17 vinícolas da cidade.

Neste ano ocorreu uma redução na quantidade produzida de algumas variedades de uva e, consequentemente na elaboração das bebidas, porém, ao mesmo tempo, houve uma melhora marcante na qualidade da produção. Conforme o presidente da Aviga, Luiz Milani, “é um ano de experiências extremas. Por um lado, a pandemia tornou obrigatórios cuidados que antes não eram necessários e, por outro, tivemos uma safra excepcional”.

Milani explica que as condições climáticas do verão e da colheita, com pouquíssima chuva, proporcionaram uvas de altíssima qualidade, com concentração elevada de açúcares, diminuição de acidez e melhora na estrutura e na maturação fenólica, tanto com relação às uvas brancas para espumantes e vinhos brancos, quanto às uvas tintas para os vinhos mais maduros e também se tratando das uvas para os sucos.

“Assim é a natureza e o vinho é tão somente uma transformação da natureza. Me arrisco e me atrevo a dizer que é a melhor safra dos últimos anos. Não são em todas as safras que temos a graça dessa combinação tão favorável de condições climáticas para a produção em grande qualidade”, destaca o presidente da Aviga.

Após o período inicial de inscrições, recentemente foi finalizada a 2ª etapa do processo. Durante quatro dias, no período de 17 a 20 de agosto, foram organizados roteiros conforme a localização das cantinas e com todos os cuidados preventivos necessários, para coletar as amostras dos produtos inscritos nesta edição, pelo Sr. Antenor Fellini, a exemplo de anos anteriores.

O processo da Seleção compreende as seguintes quatro etapas: inscrições, coleta de amostras, avaliação e, por fim, a divulgação dos produtos premiados. Até o ano passado, era parte fundamental da tradição a realização de um evento de premiação, quando eram anunciados cada um dos produtos e vinícolas premiados, durante um jantar especialmente regado pelos produtos mais pontuados. Neste ano, em virtude do distanciamento social e evitando aglomerações, não será possível a realização do jantar de premiação, porém a Seleção será mantida a fim de não deixar de valorizar os produtos garibaldenses, especialmente em um ano de destaque para a produção vitivinícola. A cobertura da etapa de avaliação e a divulgação da premiação se darão de forma virtual, através das redes sociais.

Como não haverá um evento, a Aviga busca atingir um público do país inteiro, de norte a sul, desde jornalistas, formadores de opinião, influenciadores digitais, sommeliers, enófilos, até o público consumidor. “Será uma excelente oportunidade para promovermos o vinho, o espumante e o suco das vinícolas participantes. Este é o grande momento de divulgarmos Garibaldi e o que move o enoturismo. Todos os enólogos participantes estão ansiosos para esta degustação. Aqui valorizamos cada mão que trabalha na produção da uva, como vinhateiros, enólogos, cantoneiras e toda a cadeia da uva e do vinho”, reforça Milani.

A próxima e 3ª etapa será realizada de 31 de agosto a 04 de setembro, quando enólogos convidados farão uma degustação às cegas e darão uma pontuação a cada uma das amostras não identificadas. Após, em data a ser confirmada, serão divulgados os vinhos, espumantes e sucos mais pontuados.

Todos os cuidados estão sendo tomados do começo ao fim da 18ª Seleção, para preservação da saúde e prevenção ao coronavírus, especialmente nas degustações da etapa de avaliação, como afastamento das pessoas, higienização constante e uso de máscaras.

A AVIGA foi fundada em 27 de maio de 1997, a fim de reunir as pequenas indústrias vinícolas de Garibaldi e de buscar fortalecimento do setor e atualização de informações e técnicas para o cultivo da uva e elaboração dos vinhos, espumantes e sucos. A Associação é a idealizadora e promotora da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi.


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.