facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Garibaldi Gastrô 2021: Conexão Gastronômica

10/08/2021

Garibaldi Gastrô

Nove temas atuais vão conectar profissionais de diversas áreas em mais de seis horas de evento híbrido no dia 23 de setembro. Inscrições estão abertas e acadêmicos de gastronomia tem prazo para gratuidade.

Oficinas e bate-papos vão alimentar o ‘Conexão Gastronômica’ que acontecerá no dia 23 de setembro, integrando a programação do Garibaldi Gastrô 2021. Serão 22 profissionais, entre eles chefs, cozinheiros, empreendedores, agricultores, professores, enólogo, sommelier, viticultor, ecólogo, historiadores, pesquisadores, teablender, confeiteiros e consultores, que estarão compartilhando conhecimento numa transmissão simultânea direta do estúdio montado no Hotel Casacurta, através do canal da Associação Garibaldi Gastrô no Youtube.

Em mais de 6 horas, das 15h às 21h30min, uma seleção de nove temas vai nutrir uma receita bem acabada, rica em ingredientes que vão alimentar o conhecimento de todos. O chef e agricultor Rodrigo Bellora será o mediador das conexões. O empresário Beto Madalosso, o historiador e criador João Grinspum Ferraz e a chef e apresentadora Bel Coelho compõem o primeiro grupo que vai embasar o painel ‘Como a gastronomia muda o futuro’? Na sequência, o gestor do Sebrae, Gustavo Rech, e as coordenadoras do Curso de Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeira, e da UCS, Carolina Rizzon, vão falar sobre ‘Qualificação e Empreendedorismo’.

Outro assunto que vai ganhar atenção especial nesta edição é ‘Biodiversidade: As abelhas podem salvar o mundo’. O ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental, Jerônimo Villas Boas, juntamente com Márcia e Eugênio Basile, do site Mbee – Mel de Terroir, vão bater um papo com o pesquisador no assunto, Rodrigo Bellora. Na pauta, a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável e como a preservação das abelhas é indiscutível para o processo, permitindo a fecundação de flores, formação de frutos e sementes e, assim, de novas plantas. Ariana Maia da Inovamate e a teablender e sommelière Carla Saueressig vão cevar uma prosa em torno de ‘Um novo olhar sobre a Erva-Mate’. Ao final, elas vão mostrar em vídeo o preparo de um sorvete de erva-mate preparado pela confeiteira Liliana Andriola.

A pausa para o café vai ganhar goles da bebida, hoje a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. ‘Da semente à xícara’ será o tema conduzido por Gustavo Albuquerque, da William & Sons Coffe Co., e de Francisco Guimarães, da Fazenda Quintas de Guimarães. Eles vão trazer informações sobre o produto, do plantio até a mesa do consumidor, fechando com uma degustação de cafés. Após o intervalo, o ‘Conexão Gastronômica’ sai do café e entra no mundo dos ‘Fermentados’, reunindo o enólogo Luís Henrique Zanini, Lis Cereja da Enoteca Saint VinSaint, além de Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo Alves de Andrade, da Cia dos Fermentados, que vão sortear o livro Fermentação à Brasileira.

Muito além da taça, o vinho é um produto agroalimentar e cultural, que desperta os sentidos, especialmente o das emoções. Seguindo esta ótica, ‘Uma aula de enocultura e sentimentos’ será o tema do viticultor e enólogo Orgalindo Bettú. Em seguida, o pesquisador, chef e consultor de Gastronomia, Marcos Livi, vai compartilhar seu conhecimento em torno do assunto ‘Gastronomia, empreendedorismo, hotelaria e turismo’, mostrando como essas áreas estão relacionadas e qual a importância nessa interlocução. Toda experiência gastronômica finaliza em grande estilo com uma boa sobremesa. O ‘Conexão Gastronômica’ não poderia ser diferente. O chef e confeiteiro Lucas Corazza, jurado do ‘Que Doce’ da GNT, encerra a programação falando sobre ‘Doces com Especiarias’.

O patrocínio é de Cooperativa Vinícola Garibaldi, Orquídea, Sicredi, Super Apolo, Tramontina, Agua da Pedra e William & Sons Coffee Co. Apoio: Apeme, Entelvias, Giordani Turismo, Prefeitura de Garibaldi, Sebrae, SEGH e Uvibra – Consevitis, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hotel oficial: Casacurta.


GRATUIDADE PARA ACADÊMICOS DE GASTRONOMIA:

A programação do Garibaldi Gastrô é uma oportunidade única para acadêmicos de gastronomia, de vivenciar o espírito criativo de chefs e especialistas consagrados e aprender com eles. Oportunizando e incentivando este contato, a Associação Garibaldi Gastrô abre inscrição gratuita para estudantes de Gastronomia durante sete dias, de 4 a 11 de agosto, utilizando o cupom de desconto PROMOESTUDANTE, que será disponibilizado aos coordenadores dos cursos. A partir do dia 11 de agosto, estudantes terão 50% de desconto, optando pela inscrição de meia-entrada no site. Após a inscrição, o comprovante deve ser enviado para garibaldigastroestudante@gmail.com, colocando no assunto do e-mail “Comprovante Estudante de Matrícula”. Após a análise dos documentos um e-mail com a confirmação da inscrição será enviado em até 48h. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla. O evento emite Certificado de Participação. O valor integral é de R$ 50 por pessoa.


INSCRIÇÕES:

Como? Pelo site do Sympla - https://www.sympla.com.br/garibaldi-gastro-2021__1287538
Quanto? R$ 50 por pessoa - Para Acadêmicos de Gastronomia: gratuidade de 4 a 11 de agosto. A partir do dia 12 de agosto, 50% de desconto.


PROGRAMAÇÃO CONEXÃO GASTRONÔMICA:

Dia 23 de setembro (quinta-feira)
Estúdio: Hotel Casacurta
Mediador: Rodrigo Bellora – Chef, agricultor e empreendedor

15h - Abertura Oficial
• Catherine Tedesco - Chef e Presidente da Associação Garibaldi Gastrô

15h10min às 16h – COMO A GASTRONOMIA MUDA O FUTURO?
Embasamento político gastronômico. Qual nosso poder através da lista de compras?
• Beto Madalosso - Empresário do ramo da gastronomia e criador da Revista Tutano
• João Grinspum Ferraz - Historiador, criador e diretor
• Bel Coelho - Chef do @cuia_cafe, Embaixadora do @adusbrasil, apresentadora do #foodconnection no @saborearte

16h às 16h40min – QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
• Gustavo Rech
- Gestor de projetos segmento de alimentos e bebidas
• Sarah Winck de Almeira - Coordenadora do Curso de Gastronomia (UNISINOS)
• Carolina Rizzon - Coordenadora do Curso de Gastronomia (UCS Campus Sede)

16h30min às 17h20min - BIODIVERSIDADE: AS ABELHAS PODEM SALVAR O MUNDO
• Jerônimo Villas Boas
- Brasileiro, ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental
• Márcia e Eugênio Basile - Site Mbee (Mel de Terroir)
• Rodrigo Bellora - agricultor e pesquisador que dá voz aos produtores do RS

17h25min às 18h - UM NOVO OLHAR SOBRE A ERVA-MATE
• Ariana Maia -
 Sócia fundadora da Inovamate
• Carla Saueressig - Teablender, Sommelière e especialista em chás/mate

18h às 18h20min – DA SEMENTE À XÍCARA
• Gustavo Albuquerque
- William & Sons Coffe Co.
• Francisco Guimarães - Fazenda Quintas de Guimarães

- INTERVALO -

19h às 19h55min – FERMENTADOS
• Luís Henrique Zanini - 
Enólogo
• Lis Cereja - Proprietária do Enoteca Saint VinSaint
• Fernando e Leonardo Alves de Andrade - Cia dos Fermentados

20h às 20h20min - UMA AULA DE ENOCULTURA E SENTIMENTOS
• Orgalindo Bettú
– Viticultor e enólogo

20h25min às 21h05min – GASTRONOMIA, EMPREENDEDORISMO, HOTELARIA E TURISMO
• Marcos Livi
- Pesquisador, Chef e consultor de Gastronomia

21h10 às 21h30 – DOCES COM ESPECIARIAS
• Lucas Corazza
 - Chef, confeiteiro, professor e jurado do ‘Que Doce’ no Canal GNT


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.