facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar
Crédito: Daniela Radavelli

Crédito: Daniela Radavelli

Por dentro da Gestão de Pessoas: você sabe o que é Endomarketing?

21/02/2022

Associados Serviços
Projeto Polaris, desenvolvido pela Apeme, auxilia pequenas empresas no gerenciamento de Recursos Humanos

Gerenciar pessoas é um dos maiores desafios, sobretudo para pequenas empresas, que não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado. Para ajudar nessa importante missão, a Associação das Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) criou o Projeto Polaris, que reúne um time de especialistas em Recursos Humanos. O próprio nome demonstra o objetivo da iniciativa, já que Polaris faz alusão à estrela do Norte ou estrela Polar, usada até hoje para nortear os navegadores. Ao todo, são seis profissionais que oferecem descontos para associados Apeme nas mais diversas áreas da Gestão de Pessoas. Nesta semana, a psicóloga Renata Rigon Cimadon, que integra o Polaris através da RRC Psicologia, aborda o que é Endomarketing.

“Muitas empresas se preocupam em fazer um bom marketing ao público externo, mas esquecem que o primeiro público que precisa ser cuidado e cativado é o interno. Na prática, Endomarketing é isso: realizar ações de marketing voltadas aos colaboradores. A princípio parece algo muito simples, mas faz toda diferença na organização, pois possibilita que todos estejam alinhados ao que a empresa deseja alcançar. Só assim eles terão conhecimento e poderão focar seus esforços nas prioridades para o crescimento e desenvolvimento dela”, descreve.

Nesse contexto, motivação e reconhecimento andam lado a lado. “Um Endomarketing bem aplicado ajuda a fortalecer o envolvimento e o comprometimento dos funcionários com o negócio. Para isso, é possível utilizar ferramentas de incentivo, como bonificação por desempenho, a fim de motivar o empregado e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos”, descreve Renata. “Essa ferramenta de gestão torna-se efetiva quando o colaborador realmente tem a sensação de pertencimento e isso faz com que ele trabalhe mais feliz e engajado e reflita essa satisfação para pessoas de seu convívio quando não está no trabalho”, comenta, acrescentando que a imagem de que uma empresa é um bom lugar para trabalhar atrai profissionais qualificados e reduz o chamado “turnover” (índice de rotatividade dos funcionários).

Outra grande vantagem de um Endomarketing bem feito é a melhora no clima organizacional. “Quando as pessoas se sentem acolhidas e respeitadas, isso estimula o bom relacionamento entre os colaboradores, todos ficam mais focados em atingir os mesmos objetivos e não há espaço para desentendimentos, estresses e outras perdas de tempo desnecessárias”, explica Renata.

A psicóloga ensina que o primeiro passo é ouvir os próprios colaboradores, buscando saber qual a percepção a respeito do lugar onde trabalham. “É necessário conversar com todos os funcionários, saber o que eles consideram que precisa ser mudado, sugestões de como fazer essa mudança e como a empresa pode ajudá-los diariamente a desempenhar melhor as suas funções. Uma vez levantadas essas informações, começa a estruturação do Endomarketing. Sempre que houver uma assessoria profissional há maiores chances de um resultado eficaz”, comenta.

Entre em contato

A RRC Psicologia e Consultoria atende pelo telefone (54) 99943-3366 ou através do e-mail renata_cimadon@yahoo.com.br. O contato ainda pode ser feito pelo Instagram @renata_rigon_cimadon_psicologia. Associados Apeme têm desconto de 20% na contratação dos serviços da RRC.

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.