facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Projeto social transforma por meio da arte em Garibaldi

19/08/2019

Projetos
Iniciativa da Apeme já beneficiou cerca de mil crianças

No ano em que completa uma década, o projeto social “Crescendo com a Dança e Crescendo com a Música” continua inspirando e transformando por meio da arte. O projeto da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) já beneficiou cerca de mil crianças nesses dez anos. Só em 2019, já são mais de 70 estudantes. 

Por meio do patrocínio de empresas associadas à Apeme, o projeto oferece a crianças que frequentam escolas públicas aulas de dança (balé clássico e dança de rua) e musicalização, que ocorrem uma vez por semana nas próprias escolas. As crianças também recebem uniformes adequados para a prática das atividades. Em 2019, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Armando Peterlongo, na comunidade de São Roque Figueira de Melo, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin, no bairro São Francisco, recebem o projeto.

Os professores que trabalham na ação social são Andréia Regina Boscaini (canto, flauta e violão), Cristiane Bristot (balé) e Fábio Soares de Jesus (dança da rua). Em uma sala, a delicadeza e a leveza contrastam com a força necessária do balé. No espaço ao lado, o swing dos passos de Hip-hop garantem energia. As aulas são realizadas nas escolas uma vez por semana com duração de 45 minutos.

A autodisciplina é um ponto abordado tanto por Cristiane quando por Jesus. Para a professora, a ideia é que o aprendizado não fique restrito à dança. “Além de tomar gosto pela arte, espero que as regras, a disciplina e a responsabilidade que o balé exigem sejam motivadores da vida pessoal e ganhem outros palcos”, reflete. Para o professor, a valorização da autoestima é um grande ganho do projeto. “Os alunos vão se conhecendo melhor, se descobrindo, criando senso de grupo e ficam mais cientes das regras e das responsabilidades que possuem”. Para além de benefícios físicos, como postura, consciência corporal, coordenação motora, as habilidades desenvolvidas incluem ainda paciência, concentração e capacidade de memorização.

Desde 2018, a empresa garibaldense Modelo Vidros é madrinha do projeto. A indústria, localizada no bairro Alfândega, acredita que um futuro promissor começa a ser construído na infância, oferecendo condições para que as crianças explorem a criatividade e reforcem a autoestima. Para o presidente da Modelo Vidros, Leonir Nicaretta, investir em educação e cultura é uma maneira de mudar o todo. “Apadrinhar um projeto social como esse, de longa duração, não é uma ação momentânea, mas sim um projeto que tem a real finalidade de contribuir com uma sociedade melhor e igualitária”, reflete.

O projeto também é patrocinado por Alac Eurofins, CJ Mármores e Granitos, Geometric, Giordani Turismo, Giosul, GVN, Metalúrgica Simonaggio e Recostare Cadeiras. Em 2019, o projeto conta ainda com recurso público via Termo de Fomento da Prefeitura Municipal de Garibaldi. Mais informações podem ser obtidas junto à Apeme, pelo fone (54) 3462-2755 ou pelo e-mail projetos@apeme.com.br.

Os professores

Andréia Regina Boscaini

É graduada em Música – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Com várias especializações, desenvolve atividades de educação musical através do canto coral, da prática de instrumentos e da exploração dos sons do corpo. Atua atualmente como preparadora vocal e regente dos Canarinhos de Carlos Barbosa, é regente do Coro ABRAÇAÍ Canta de Bento Gonçalves e Diretora Artística da instituição. Integrante e Coordenadora do Coro Tramontina - Farroupilha; regente do Grupo de Cantoria Italiana Stella D’Italia de Garibaldi.

Cristiane Bristot

Formada em Balé Clássico desde 2004 pelo método inglês de ensino. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Unisinos e pós-graduada em Dança pela PUCRS. Atua como professora em academias e projetos sociais que atendem de crianças a idosos.

Fábio Soares de Jesus

Praticante de danças urbanas desde 1997, atua como professor desde 2004. Participou de vários campeonatos e festivais nacionais e internacionais de hip hop e breakin, tendo conquistado vários prêmios com seus grupos. Professor em diversos projetos sociais nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha.

Fotos: Alexandra Ungaratto


Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.