facebook

Notícias

Detalhes da notícia

Voltar

Vem aí o Apeme Colab: o Centro de Inovação da Apeme

30/01/2023

Apeme Colab Geral Inovação Novidades Projetos
Sicredi Serrana e Cooperativa Vinícola Garibaldi são empresas-âncora confirmadas. Obra deve começar em março

Imagine um lugar onde pessoas, empresas e universidades se conectam para desenvolver soluções conjuntas através da troca de ideias e experiências que não seriam possíveis em um trabalho individual. Imagine um lugar onde a estrutura permita desenvolver pesquisas, projetos e serviços, através da cocriação e da colaboração. Imagine um lugar cujas palavras-chave sejam inovação, tecnologia e empreendedorismo. Um desses lugares está sendo criado, no centro de Garibaldi: é o Apeme Colab, o Centro de Inovação da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme).

A estrutura, localizada na sala ao lado da atual sede da Apeme, tem 325m² de área, entre térreo e mezanino. O projeto, assinado pelo Atelier de Arquitetura Roberta Delazzeri, prevê espaço coworking, salas de reuniões de diferentes tamanhos, espaço de convivência e descanso, salas empresariais e de vídeo, entre outros espaços. Todo ambiente poderá ser adaptado para eventos. As obras devem começar no mês de março. O investimento total no projeto supera R$ 1,5 milhão.

A discussão sobre a criação do Apeme Colab começou há cerca de um ano e meio. A Apeme está em fase de captação das empresas-âncora para instalar células de inovação. Dois parceiros já estão confirmados: Sicredi Serrana e Cooperativa Vinícola Garibaldi. “Cidades do entorno também poderão se candidatar a ocupar o Colab. Temos capacidade até 15 empresas, dependendo do número de pessoas”, detalha a diretora-executiva da Apeme, Greice Locatelli Mattiello.

Para o desenvolvimento do Centro de Inovação, equipes da Apeme visitaram outros espaços de referência em inovação no Estado, entre os quais o Instituto Caldeira (Porto Alegre), o TecnoUCS (Caxias do Sul), e o CIDICA (Canela), além de conhecerem outros projetos com o mesmo objetivo.

Empresas interessadas

Empresas ou organizações de base tecnológica que desejem fazer parte do projeto precisam se enquadrar em pré-requisitos previstos no Regimento Interno e serão selecionadas através de Edital Público. Há dois tipos de empreendimentos: residentes (instalados fisicamente na base funcional) e não residentes (sem instalação física, mas participantes e vinculados às atividades do Apeme Colab). Interessados podem contatar a Apeme desde já, para que outras informações pertinentes sejam repassadas assim que estiverem disponíveis – o contato pode ser feito pelo telefone (54) 3462-2755. 

Um mundo que ainda não existe

“Se por um lado é fundamental que sejam retiradas as duras barreiras do caminho do empreendedor, como a burocracia na abertura de empresas e o difícil acesso à pesquisa científica, por outro é decisivo que a mentalidade das pessoas esteja sintonizada com a criatividade e a disponibilidade para criar um mundo que ainda não existe. É decisivo considerar que, tentando resolver problemas do dia a dia das pessoas e da coletividade, podemos criar negócios muito lucrativos, postos de trabalho e renda qualificados e até empresas globais”, analisa Aline Agatti, consultora do projeto e parceira da Apeme.

O presidente, Carlos Dendena, comenta que o papel de um Centro de inovação vai além dos limites do seu prédio. “Nos últimos anos, grandes empresas em diferentes segmentos criaram redes globais de parcerias ou ecossistemas para aumentar o alcance de mercado e a variedade de seus produtos, serviços e tecnologia. A inovação é mais do que uma tendência corporativa: ao implementá-la na empresa, tem-se um ganho expressivo de crescimento, que pode assegurar melhoria em processos e, consequentemente, aumentar a rentabilidade financeira. Além disso, a busca por parceiros inovadores tem potencial para fortalecer a proposta de valor da empresa, bem como atender demandas específicas do mercado”.


Origem do nome

A marca Apeme Colab foi desenvolvida pela Agência Plano, através da junção das sílabas “Co” (colaboração, compartilhamento, conexão, cooperação, conversão, conhecimento, coletividade, comunidade) e “lab” (laboratório, laborar - trabalhar, fazer, realizar).

Compartilhe:

Ficou com dúvidas?

Entre em contato

Atendimento geral

Fale conosco

Nossos contatos

Saiba tudo o que podemos fazer por você e sua empresa. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato!

Endereço: Rua Heitor Mazzini, 122, sala 02 - Edifício Sonata - Centro - Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2755

WhatsApp: (54) 9685-4381

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Lei Geral de Proteção de Dados

Telefone: (54) 3462-2755 | WhatsApp: (54) 99662-2602

E-mail: atendimento@apeme.com.br

Caroline Vieira dos Santos
Encarregada para atuar como comunicação entre controlador, titular de dados e ANPD.
Curso de Extensão em LGPD registrado sob n° 193160-350-1 via Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clique aqui e acesse nossa Política Geral de Proteção de Dados.